Para moradores de Autazes a Quaresma é tempo de reflexão
Texto e fotos por Erick Sebastião* |
Sendo o período de preparação para a Páscoa realizado pela igreja Católica, a Quaresma é a memória que o povo cristão dedica aos quarenta dias em que Jesus passou no deserto, orando e jejuando, se preparando para sua Páscoa.
Esse período da quaresma é um tempo de retiro espiritual dentro do ano litúrgico da Igreja Católica que propõe ao povo quarenta dias para se prepararem e melhor celebrarem a Páscoa do Senhor.
Durante esse período, os cristãos católicos do mundo inteiro dedicam penitências e abstinências, com o objetivo de se tornarem espiritualmente mais fortes e para viverem mais intensamente o tempo da Páscoa.
Na Paróquia de São Joaquim e Sant’Ana em Autazes, os paroquianos também vêm esse período com máxima intensidade, como é o caso da coordenadora de liturgia Luciana Praia da Cunha.
Para ela a Quaresma é um tempo para a reflexão da vida em torno da nossa conduta cristã, é um tempo para que olhemos para o nosso eu e o nosso testemunho de vida.
Na visão de outro paroquiano, o Ministro Extraordinário da Palavra e da Eucaristia Valdeí Vieira de Menezes, o período da quaresma também é muito importante, sendo um dos mais importantes do calendário litúrgico na opinião dele.
Segundo Valdeí, esse é o período em que não só devemos nos aproximar mais de Cristo, como também é o momento em que devemos pedir perdão pelas nossas faltas e pecados, para assim, podermos “ressuscitar” juntos d’Ele em sua Páscoa.
Esse período também é marcado pela Campanha da Fraternidade realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a campanha tem a intenção de orientar os cristãos a viverem sempre mais a fraternidade e o serviço ao próximo, principalmente os mais necessitados, com o objetivo de criar uma sociedade melhor e mais justa, sendo o lema desse ano Fraternidade e Fome.
Tanto para Luciana quanto para Valdeí e para a grande população dos paroquianos, esse é um tempo único e que deve ser vivido com amor e intensidade. Mesmo sendo um período de autoavaliação, um momento voltado para o a conversão e o arrependimento, têm-se a certeza da vitória em Cristo na sua Páscoa e Ressurreição.