Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Parintinense é destaque na produção musical em diversos festivais folclóricos da região norte

Por Redação |
Foto: Divulgação  |

A cidade de Parintins, terra dos bois Caprichoso e Garantido, é reconhecida nacionalmente por revelar grandes artistas, seja na dança, música ou artes plásticas. Um dos talentos que se destaca na cultura parintinense é o produtor musical e compositor Leonardo Pantoja.

Nascido e criado na Ilha Tupinambarana, Leonardo Pantoja é cria da Escolinha de Arte Irmão Miguel de Pascalle. Desde cedo, aprendeu os ofícios da música e soma passagem nos dois bumbás de Parintins. Atualmente, ele atua como produtor musical nos mais diversos festivais folclóricos da Amazônia.

Em 2024, Leonardo Pantoja alcançou a impressionante marca de produzir 328 projetos musicais de mais de 90 agremiações e grupos folclóricos na Região Norte, como o Boi Bumbá Brilhante, de Manaus, o Peixe-Boi Anavilhanas, de Novo Airão, a Quadrilha Mistura Brasileira, de Alenquer–PA, e Cobra Mariana, de Caracaraí–RR.

O jovem artista mostrou-se grato por contribuir com os festivais folclóricos da Região Norte e compartilhar novas experiências. “É um prazer contribuir com a cultura da minha região e poder levar sempre um pouco da nossa arte a diversos lugares. Mesmo com tão pouco tempo trabalhando com produção já chegamos a números expressivos de grupos culturais atendidos. E a cada ano que se passa esse numero aumenta e ficamos muito felizes e gratos pelas oportunidades e pela confiança de cada grupo que nos entrega seus projetos a serem executados”, explicou Leonardo Pantoja.

Ele relembrou os tempos da escolinha de arte e destacou a importância do aprendizado adquirido ao longo dos anos. “Esse alcance é fruto de muito trabalho, dedicação e muita persistência. Eu vim da periferia da cidade de Parintins, então o único modo de ter acesso a um curso de música no início dos anos 2000 era através dos projetos sociais. E o Caprichoso foi essa ponte, que além de formar profissionais a escola de artes foi um lar formador de cidadãos. Quando comecei a trabalhar com música de fato, tive contato com muitos nomes renomados da música de Parintins, do norte em geral e essa gama de contatos me gerou a oportunidade de conhecer vários eventos culturais pela região norte e outros estados do país e até mesmo fazer parte de projetos musicais para outros países. Então, alcançamos essa marca por meio de sempre entregar produções de alta qualidade e acima de tudo com muita criatividade que é a nossa marca” disse.

Trabalhos musicais Leonardo Pantoja trabalhou com os mais diversos compositores do Festival Folclóricos de Parintins, entre eles, Ronaldo Barbosa, Ronaldo Barbosa Júnior, Demetrios Haidos, Simão Assayag, César Moraes, Tadeu Garcia, Emerson Maia, na produção do arranjo musical das toadas Em 2019, ele foi um dos responsáveis pela produção musical do álbum ‘Um Canto de Esperança para Mátria Brasílis’, do Boi Caprichoso. No ano de 2022, foi o diretor musical do álbum ‘Amazônia do Povo Vermelho’, do Boi Garantido, sendo premiado na 30ª edição do Prêmio da Música Brasileira (PMB), na categoria “Grupo Musical Regional”.

 

#produtormusical #cultura #parintins #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Cultura