Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Parintins é selecionada para participar de programa climático nacional

Foto: Pedro Coelho

 

Manaus, Parintins e mais oito cidades nortistas estão na primeira fase do programa climático do governo federal

 

Cinquenta municípios foram selecionados para a fase inicial do programa Cidades Modelo Verdes Resilientes. O anúncio foi feito pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) durante o 1º Encontro Cidades Verdes Resilientes, ocorrido nos dias 27 e 28 de março. A iniciativa, vinculada ao Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR), prevê a estruturação de 100 projetos voltados à mitigação e adaptação dos municípios para o enfrentamento da mudança do clima.

Cada cidade contará com suporte técnico para desenvolver duas ações climáticas de grande impacto: uma voltada à mitigação, com o objetivo de reduzir as emissões responsáveis pela crise climática, e outra focada na adaptação, permitindo que os municípios se preparem e respondam melhor aos desafios impostos pelos efeitos da crise climática.

Municípios escolhidos 

Na região Norte foram selecionadas as cidades de Rio Branco (AC), Abaetetuba (PA), Altamira (PA), Boa Vista (RR), Cametá (PA), Caracaraí (RR), Ji-Paraná (RO), Manaus (AM), Parintins (AM) e Tarauacá (AC). No Nordeste, as cidades de Maranguape (CE), Arapiraca (AL), Cajazeiras (PB), Camaragibe (PE), Crato (CE), Fortaleza (CE), Ilhéus (BA), Itapipoca (CE), Juazeiro (BA), Mossoró (RN), Palmeira dos Índios (AL), São Cristóvão (SE), Sobral (CE) e Vitória de Santo Antão (PE).

No Centro-Oeste, os municípios de Corumbá (MS), Cáceres (MT), Campo Grande (MS), Coxim (MS), Cuiabá (MT), Formosa (GO), Goiânia (GO), Miranda (MS), Sinop (MT) e Tangará da Serra (MT). Na região Sudeste, foram selecionados Serra (ES), Aracruz (ES), Cariacica (ES), Contagem (MG), Montes Claros (MG), Petrópolis (RJ), Ribeirão das Neves (MG), Rio de Janeiro (RJ), São João de Meriti (RJ) e Sorocaba (SP). E no Sul, os municípios de Caxias do Sul (RS), Campo Largo (PR), Cruzeiro do Sul (RS), Gravataí (RS), Porto Alegre (RS) e São Leopoldo (Sul).

O projeto é fruto de parceria entre a Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM) e o C40 Cities Climate Leadership Group, com financiamento da Bloomberg Philanthropies.

1º Encontro Cidades Verdes Resilientes

O evento, realizado em conjunto entre MMA, Ministério das Cidades (MCid) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), reuniu mais de 400 participantes em Brasília (DF). Estiveram presentes representantes de governos estaduais e municipais, instituições de ensino e pesquisa, além da sociedade civil, setores produtivos e agências de financiamento.

Durante o encontro, foi apresentado o plano de implementação do PCVR, que tem como objetivo preparar os municípios para enfrentar os impactos das mudanças climáticas.

O evento também serviu como espaço para a divulgação dos resultados de parcerias em andamento, incluindo o Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU) e a Estratégia Nacional de Soluções Baseadas na Natureza. Além disso, foram promovidas capacitações com agências de financiamento para viabilizar projetos e ações do PCVR.

 

*Com informações da Agência Gov

#meioambiente #programa #amazonas #regiãonorte

Oferecimento:
Últimas notícias em Meio Ambiente