Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Parintins forma jovens surdos em Química e Geografia

Por Carlos Alexandre |
Fotos: Carlos Alexandre |

A vitória de Vivaldo Ramos e Luan Duarte reforça que as pessoas surdas estão vencendo a batalha contra a ignorância, a exclusão, preconceito entre tantas outras situações que historicamente deixaram as pessoas com deficiência (PCD) a margem da educação e do protagonismo que é seu lugar de direito.

Vivaldo e Luan colaram grau no auditório do Centro de Estudos Superiores da Universidade Estadual do Amazona (Cesp/UEA) na noite do dia 28 de fevereiro de 2023, uma data que ficará marcada para eles e suas respectivas famílias. Vivaldo Ramos formou em Química e agradeceu aos professores, familiares, amigos e interpretes que contribuíram com essa conquista.

“Foi muito difícil, mas estou formando em química. Foi um período de muita luta, lutei bastante para conquistar esse momento. A gente sabe que pra nós é difícil esse processo. Ultrapassei as barreiras venci e hoje é um dia muito importante para nós”, afirmou.

Luan Duarte recebeu o diploma do curso de Geografia e ainda foi o orador da turma.

“Para mim é uma enorme conquista porque eu passei por varias dificuldades. A sociedade nos rotula muito como coitadinhos, como incapazes, apresenta várias barreiras, mas eu consegui. Eu estou emocionado e muito feliz, pois é possível sim, uma pessoa surda se formar e ser o que quiser”, destaca Luan por meio da Língua Brasileira de Sinais.

Vivaldo e Luan serão modelos e inspiração para que outras pessoas possam continuar ocupando seus espaços com respeito e acolhimento.

#educação #inclusão #colaçãodegrau #uea #parintins #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Educação