Parintins perde Chico Cardoso, artista do Carnaval, do Teatro e do Boi-Bumbá
Por Carlos Alexandre|
Fotos: Arquivo Pessoal Chico|
Morreu na noite de terça-feira (3) no hospital Delfina Aziz, em Manaus, o subsecretário de Cultura do Município de Parintins, o artista Francisco Du Valle Cardoso, 61, o Chico Cardoso.
O artista é um dos mais renomados do setor cultural do estado do Amazonas, atuou no Teatro, no Carnaval e foi construtor dos espetáculos dos bumbás Garantido e Caprichoso no Festival Folclórico de Parintins. Identificado com o boi vermelho e branco fortaleceu com o seu trabalho e ensinamentos a cênica, a dança e coreografia do Bumbá. No Boi Caprichoso atuou no Conselho de Arte de 2015 a 2018.
Em 2020 Chico Cardoso sofreu um AVC enquanto estava em casa. Sua morte foi em decorrência de sequelas do Acidente Vascular Cerebral.
Várias instituições lamentaram a perda do artista. A prefeitura de Parintins onde Chico Cardoso era subsecretário de cultura disse que “Chico nos deixa um legado de muito trabalho dedicado à arte e à cultura amazonense. Seu nome fica marcado na história do Festival de Parintins, após exitosos trabalhos realizados nos bois Garantido e Caprichoso na concepção artística”.
O boi-bumbá Caprichoso, lembrou de sua passagem exitosa pela agremiação. “Chico Cardoso foi conselheiro de arte do Boi Caprichoso no período de 2015 a 2018. Contribuiu grandemente na construção de espetáculos marcantes”, destacou o azul e branco.
Já o boi Garantido destacou ser “inegável a contribuição que Chico deixou para Festival de Parintins, dando uma nova cara a nossa festa e revolucionando os espetáculos”.
O bumbá afirma ainda que por “por onde passava, cativava amizades e construía laços que ficarão na memória de quem o conheceu”.
O velório de Chico Cardoso acontece no Teatro Instalação em Manaus.