Parintins receberá oficinas para salvaguarda do Complexo Cultural do Boi Bumbá
Por Redação|
Fotos: Rogério de Oliveira|
Nos dias 17 e 18 de maio, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) irá conduzir oficinas dedicadas à preservação do Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins. O encontro entre detentores desse patrimônio, profissionais do Iphan e pesquisadores está marcado para ocorrer no Bumbódromo – Liceu de Artes, em Parintins (AM), e disponibilizará 50 vagas para o público externo. A participação requer confirmação prévia através de formulário digital, disponível para acesso.
As oficinas para a salvaguarda representam uma oportunidade única para mestres, praticantes e entusiastas desse bem cultural se reunirem e discutirem estratégias de cuidado e preservação do Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins. Os debates visam fortalecer o Plano de Salvaguarda, um documento estratégico que delineia as iniciativas de proteção, seus objetivos e o planejamento das ações a serem executadas.
O Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins, inscrito no Livro das Celebrações como Patrimônio Cultural do Brasil em 2018, representa uma celebração multifacetada que incorpora diversas expressões lúdico-artísticas. Essas manifestações incluem dimensões cênicas, plástico-coreográficas e melódico-percussivas, enraizadas em saberes, ofícios e modos de fazer característicos da região.
Para os interessados em participar das oficinas, é fundamental confirmar presença através do formulário digital disponível neste link: Formulário de Inscrição. Mais informações sobre a programação do evento podem ser encontradas aqui.
Essa iniciativa é um passo significativo na proteção e promoção do rico patrimônio cultural brasileiro, incentivando a participação ativa da comunidade na preservação de suas tradições e identidade cultural.