Paróquia de Autazes realiza tradicional procissão fluvial e celebração em honra a São Pedro
Por Erick Sebastião* |
Fotos: Erick Sebastião |
Na última quinta-feira (29), a igreja católica celebrou a memória de um dos mais queridos santos intercessores, São Pedro, o primeiro discípulo de Jesus a ser chamado e protetor dos pescadores.
Durante o dia do santo, muitos lugares do Brasil e do mundo aproveitaram para realizar celebrações e homenagens em sua memória e, dentre todas, as que mais se destacaram foram as procissões fluviais, que são realizadas em companhia de pescadores e de marinheiros como uma forma de homenagear a profissão em vida de São Pedro e pedir por sua intercessão.
Em Autazes, a Paróquia de São Joaquim e Sant’Ana também preparou um momento especial dedicado a São Pedro na sua própria comunidade, localizada na rua Engenho, na pracinha do Cristo Redentor.
Às 17h, o momento teve início com a tradicional procissão fluvial, no qual os fiéis juntamente da comunidade de São Pedro, entraram em um barco e navegaram pela frente da cidade de Autazes. Durante a procissão, alguns canoeiros e outros barqueiros aproveitaram para participar, cantando, rezando e soltando fogos de artifício em forma de comemoração.
Muitos fiéis que estavam presentes também se emocionaram e aproveitaram para fazer seus pedidos e agradecimentos pela intercessão do Santo, como foi o caso da Professora Célia Vinhote Biase.
Morando em Autazes há 20 anos, Célia afirma ter uma grande admiração por São Pedro, e participa das celebrações do Santo há mais de 30 anos, desde quando ainda morava em Nova Olinda (cidade vizinha de Autazes).
“Eu sou muito cristã e tenho uma admiração muito grande por toda a igreja, pelos santos, pelos religiosos e fiéis e principalmente pelas tradições, e São Pedro se destaca, pois ele tem uma das mais belas de todas. Eu tenho um grande respeito e uma grande devoção por ele, visto que ele foi o primeiro discípulo de Jesus a ser chamado, ele foi a grande pedra pilar no qual Jesus fundou a igreja e principalmente ele foi o nosso primeiro Papa, portanto, ele é grande exemplo de como viver uma vida de santidade verdadeira”, afirmou.
Após a procissão fluvial, o momento teve seguimento com a celebração Eucarística às 18h e com o Arraial de São Pedro em seguida.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Autazes.