
Parque Botânico de Ariquemes: Espaço é alternativa de lazer para este fim de semana
Por Mayssa Ludmila*|
Foto: Divulgação|
O Parque Botânico de Ariquemes (RO) é um local encantador que oferece aos visitantes uma oportunidade de entrar em contato com a natureza e desfrutar de belas paisagens. O parque possui uma vasta área verde com trilhas para caminhada cercadas por vegetação nativa, incluindo árvores, plantas e flores típicas da região.
Criado, na década de 90, o espaço tem o intuito de equilibrar a conservação da natureza, a educação ambiental e o lazer, contribuindo assim para o bem-estar da comunidade e a preservação do meio ambiente.
O Parque é um ótimo lugar para atividades ao ar livre, como caminhadas, piqueniques e até mesmo práticas de yoga ou meditação, por conta da atmosfera relaxante. Os amantes da natureza podem ainda desfrutar da observação de aves e, ocasionalmente, avistar animais silvestres que habitam a área.
Muitas vezes, o Parque promove atividades de educação ambiental como palestras e workshops para conscientizar a população sobre a importância da conservação da natureza.
O local também pode ser palco de eventos culturais como apresentações artísticas e feiras de artesanato tornando-o um espaço multifuncional para a comunidade, que também pode ser usado como uma área de pesquisa científica para cientistas interessados na flora e fauna da região.
Breve histórico do Parque Botânico de Ariquemes
Antigamente, o Parque Botânico era um jardim zoológico. Durante essa época, ele abrigava diversas espécies de animais em cativeiro para fins educacionais e de entretenimento. Os zoológicos costumam servir como locais onde as pessoas podem observar de perto animais selvagens de diversas partes do mundo permitindo, assim, que desenvolvam um entendimento mais profundo sobre a vida selvagem.
No entanto, ao longo do tempo, as percepções sobre o bem-estar animal e a conservação da biodiversidade evoluíram. Muitas vezes, os zoológicos enfrentam desafios relacionados às condições de vida dos animais e ao papel da conservação, e alguns deles decidem fazer a transição para outras formas de conservação e educação, como a transformação em parques botânicos.
Nesse processo de mudança, muitos zoológicos optam por encerrar a exposição de animais em cativeiro e redirecionar seus esforços para a preservação de espécies em ambientes mais naturais e a promoção de educação ambiental. É possível que o Parque Botânico tenha passado por uma transição semelhante ao longo do tempo, priorizando a conservação da flora, educação ambiental e lazer ao ar livre, em vez de manter animais em cativeiro.
O Parque Botânico de Ariquemes abre de segunda-feira a domingo a partir das 7 horas às 18 horas. Entretanto, o horário de funcionamento pode varia ao longo do ano devido a eventos.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Ariquemes.
Oferecimento:

