Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Prática da pesca esportiva em Autazes atrai adeptos e movimenta a economia da cidade

Por: Sara Souza/Equipe No Ar |
Foto: Divulgação |

Além de ser conhecida como a Terra do Leite e do Potássio, Autazes também vem se destacando pela prática da pesca esportiva. A prática visa o lazer e entretenimento das pessoas sem prejudicar a vida do animal pescado, que é devolvido às águas novamente. A pesca esportiva é uma variação do que chamamos de pesca recreativa, a pescaria realizada como uma atividade de lazer, sem que dela dependa a subsistência do pescador. Ou seja, é quando acontece a pescar por diversão. O que caracteriza a pesca esportiva e a diferencia de outros tipos de pesca recreativa são as suas convenções entre os pescadores.

De acordo com Cleodomar Cabral, mais conhecido como Lee, e proprietário da Lee Pousada e Pesca Esportiva, localizada no Rio Preto do Pantaleão, esta atividade vem crescendo com o passar dos anos, e ganhou muitos adeptos tanto do Amazonas, quanto de outros estados e países pelo fato das pessoas se encantarem pela prática. 

Cleodomar Cabral, conhecido por todos como Lee

“A pesca esportiva tem se expandido mundo afora, vem pessoas do Rio de Janeiro, São Paulo, Argentina conhecer mais sobre esta atividade que se baseia na cota zero, ou seja, não há o abatimento do peixe, as pessoas pescam, tiram suas fotos, e devolvem os peixes para a água”, comenta Lee.

Esta atividade é considerada legal se o estabelecimento que a promove estiver de acordo com a fiscalização. Para Bruno Fernandes, praticante da Pesca Esportiva e dono do Rancho Minha Tralha, que também promove esta atividade, estar alinhado à fiscalização é um benefício tanto para quem trabalha nesse ramo quanto para quem busca o entretenimento. 

Bruno Fernandes, dono do Rancho Minha Tralha

“Para a gente é extremamente importante por estar atrelado a conscientização da matança de peixe, e através de campanhas, de orientações, conseguimos evitar o consumo exagerado e o abate constante. Fazendo com que o peixe vivo valha mais que o peixe morto”. comenta Fernandes.

A preocupação em tornar a pesca esportiva uma prática sadia e sem danos a natureza é tanta, que em j01ulho de 2018 foi deferida uma liminar que determina a regularização dos estabelecimentos que exploram o turismo ecológico e a pesca esportiva na região no município de Autazes (AM) devido o aumento de demanda pela atividade, e esta regularização visa se estender também em breve aos demais municípios do estado.

Oferecimento:
Últimas notícias em Esportes