Plantação de graviola recebe polinização artificial em Manaquiri; atividade estimula a produção com frutos maiores
Por Redação*| Fotos: Divulgação/Idam |
Com produção média anual de 13 mil graviolas, Manaquiri se prepara para despontar no cultivo da fruta. Isso porque o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou a polinização artificial na plantação de graviola da Fazenda Bom Futuro, uma das principais produtoras da cultura no município.
A polinização artificial, que aconteceu no último sábado (03), por meio da Unidade Local do Idam em Manaquiri, visa estimular a produção de graviola com frutos maiores, além de revitalizar a cultura da graviola na região.
A polinização artificial
De acordo com o técnico do instituto, Selmo Andrade, que conduz a atividade, o processo de polinização artificial precisa seguir algumas etapas, como, primeiramente, a seleção e coleta das flores de graviola que já se encontram amareladas, que devem ‘descansar’ durante a noite. No dia seguinte, o pólen das flores é recolhido e destinado à polinização ainda no período da manhã.
“Nesse processo, pegamos o pólen coletado e o pincelamos no centro da flor, que deve estar aberta”, explicou.
Andrade informou, ainda, que após 30 dias o fruto já estará em formação na árvore. “O resultado da polinização artificial na Fazenda Futuro tem sido o aumento da produtividade, com o índice de pegamento de frutos de plantas polinizadas artificialmente, chegando a superar 60%, em comparação ao índice inferior a 40% de plantas polinizadas de forma natural”, concluiu.
Fazenda Bom Futuro
O Idam assiste a Fazenda Bom Futuro, propriedade da agricultora Simone Alves, há mais de quatro anos, com a introdução de mudas de graviola e, também, com o acompanhamento técnico voltado ao cultivo de goiaba, pitaya, melancia, alface e avicultura de postura.
*Com informações de assessoria de imprensa