Prazo para notificação da vacinação contra a febre aftosa em Autazes é estendido
Por Redação|
Foto: Antônio Lima/Secom|
A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) anunciou a prorrogação no prazo para notificação da vacinação contra a Febre Aftosa no município de Autazes, juntamente com outros 40 municípios do estado. Anteriormente programada para encerrar em 15 de setembro, a data limite foi estendida até 29 de setembro. No entanto, essa prorrogação se aplica somente aos produtores que adquiriram a vacina até o último dia da campanha de vacinação.
A medida, devidamente autorizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), visa mitigar as dificuldades enfrentadas em algumas áreas com cobertura de internet instável durante esta etapa crucial da campanha. Os produtores podem efetuar a notificação de vacinação diretamente nos escritórios da Adaf ou através do atendimento remoto da autarquia, por meio do telefone (92) 99238-5568.
Nesta segunda fase da campanha de vacinação, estão sendo imunizados bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade nos seguintes municípios: Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Fonte Boa, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Japurá, Jutaí, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Maraã, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Parintins, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tefé, Tonantins, Uarini, Urucará, e Urucurituba.
A vacinação do rebanho é compulsória e está alinhada com as diretrizes do Programa Nacional para Vigilância da Febre Aftosa (Pnefa). O principal objetivo do programa é manter condições sustentáveis para assegurar o status de país livre da febre aftosa e expandir as áreas sem vacinação, protegendo o patrimônio pecuário do Brasil e beneficiando toda a sociedade.
Produtores que não notificarem a vacinação dentro do prazo estarão sujeitos a multas no valor de R$ 40 por animal, além de R$ 300 por propriedade, e também ficarão impossibilitados de movimentar seus animais.
A Adaf destaca que o prazo de notificação também se aplica aos produtores com bovinos e bubalinos fora da faixa etária de vacinação, e o não cumprimento resultará em bloqueio de ficha e pagamento de multa.
Febre Aftosa: Uma Ameaça à Pecuária
A Febre Aftosa é uma doença altamente contagiosa causada por um vírus RNA do gênero Apthovirus, pertencente à família Picornaviridae. Acomete bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos e outros animais com cascos fendidos. A transmissão ocorre principalmente através da via respiratória ou pelo contato direto ou indireto com animais infectados.