Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Presidente Figueiredo intensifica ações para garantir diagnóstico precoce da hanseníase e outras doenças da pele

Por Redação |
Foto: Divulgação |

A prefeitura de Presidente Figueiredo, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), em parceria com a Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (FUHAM), está realizando uma série de ações para levar até a população figueiredense, conhecimento sobre a hanseníase e outras doenças da pele e conscientizar e ajudar a identificar sinais e sintomas e diminuir as sequelas incapacitantes da doença, que ocorre quando o diagnóstico é tardio.

Na segunda-feira (19), dando continuidade ao trabalho, que segue até o dia 23 de junho, a equipe de profissionais da projeto Dermato Saúde Amazonas, da FUHAM, realiza um Dia D de Avaliação Dermatológica, na Unidade Básica de Saúde (UBS), Raul Tejedo, localizada na rua Barreirinha, 2, bairro José Dutra. O atendimento será por livre demanda, começando às 8h e indo até às 17h. É necessário apresentar a Carteira do SUS.

Durante a primeira semana da campanha, que começou no dia 12 de junho, as equipes da FUHAM e da Sems, visitaram escolas do município, localizadas em comunidades onde já houve registro de casos de hanseníase, nos últimos cinco anos.

A equipe da Coordenação de Programas da Atenção Básica, da Sems, cuida da parte educativa, aborda os sinais e sintomas da hanseníase, importância do diagnóstico precoce, sobre como é o tratamento, entre outras orientações. Depois a equipe da FUHAM realiza o exame dermatológico na comunidade estudantil.

“Após a palestra da equipe, os alunos levaram pra casa uma autorização para que os pais permitissem a realização do exame de pele e, aqueles que trouxeram a permissão assinada, foram examinados, na terça e na sexta-feira”, explica a enfermeira  Marcela Almeida, que coordena os programas  de Atenção Básica, da Sems.

Jonismar Freitas Costa, nutricionista da FUHAM, afirma que o objetivo do exame é detectar, precocemente, casos de hanseníase, mas, também, de outras doenças dermatológicas que são negligenciadas, como leishmaniose, escabiose, câncer de pele, entre outras.

Além dos exames nas escolas, a equipe da FUHAM está realizando atendimento nas UBS da sede e da zona rural, e visitas domiciliares.

“Estamos realizando exame dermatológico completo, onde identificamos alguns casos de dermatoses, que receberam encaminhamento para consulta com um dermatologista”, destaca Jonismar Costa, adiantando que foram identificados, até agora, alguns casos suspeitos de hanseníase.

O Amazonas ocupa hoje a 14ª posição no ranking nacional de casos, mas, já foi o primeiro, na década de 1980. Em Presidente Figueiredo, existem, atualmente, três pacientes em tratamento ativo de hanseníase.

A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta, é um Centro de Referência estadual, nacional e internacional nas áreas de Hanseníase, Dermatologia Tropical e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Sobre a Hanseníase

É uma doença infecciosa crônica, causada pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae) e a transmissão ocorre quando uma pessoa doente, sem ter iniciado o tratamento, elimina o bacilo por meio de secreções nasais, tosses ou espirros. Os sintomas podem surgir entre dois e sete anos, a partir da contaminação.

Na fase inicial da doença, os sintomas são caracterizados por lesões na pele que causam diminuição ou ausência de sensibilidade ou lesões dormentes. O diagnóstico precoce da doença é garantia de cura, em 100 % dos casos.

#Saúde #PresidenteFigueiredo #Doenças

Oferecimento:
Últimas notícias em Saúde