Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Professor Adriano Honorato: uma vida transformada pela educação em Itacoatiara

Por Nívea Tamer*
Foto: Arquivo Pessoal

O professor e pesquisador Adriano Honorato de Souza, 37, natural de Itacoatiara, teve a vida transformada pela educação e hoje contribui com o desenvolvimento do município por meio de instituições de ensino de destaque na região.

Filho caçula de José Marques de Souza, um marceneiro dedicado, e Maria das Dores Honorato de Souza, dona de casa, Adriano cresceu em uma família de 13 irmãos, sustentada pela marcenaria que herdou de seu pai.

Adriano trilhou seu caminho educacional nas escolas Luiza de Vasconcellos e Vital de Mendonça, concluindo o Ensino Médio em 2004. Ingressou na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em 2006, e fez parte da segunda turma do curso de Licenciatura em Informática,  graduando-se em 2009.

Antes mesmo de finalizar a universidade, em 2008, Adriano deu um passo significativo ao começar a trabalhar na Secretaria Municipal de Administração de Itacoatiara. Lá, desenvolveu o Sistema de Apoio Administrativo (SIAD).

A jornada como docente começou no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) – campus Manaus, Distrito Industrial, em janeiro de 2012, seguida por uma passagem pela FPF Tech, também em Manaus. 

Em março de 2015, Adriano encontrou seu caminho de volta à educação como professor de Informática no IFAM – campus Itacoatiara, onde é servidor público concursado.

Desde então, ele tem sido não apenas um educador, mas também um pesquisador, orientador e extensionista, acumulando especializações em Engenharia de Sistemas, Internet das Coisas (IoT) e um mestrado em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Adriano também desempenhou papéis de liderança, passando por diversas coordenações, incluindo a Coordenação Geral de Ensino do IFAM, de 2018 a 2021. 

Atualmente, o profissional se dedica a duas formações: Professor e Empreendedor, focada em empreendedorismo em sala de aula, e Inteligência Artificial para Medicina, preparando-se para explorar novas áreas de pesquisa. Ele também é professor-pesquisador pela UFAM, envolvido em pesquisas sobre a Internet das Coisas.

Adriano é casado com Aniklay de Oliveira Lamarão e é pai de Alícia Luz (15 anos) e Adam Davi (9 anos). Ele agradece por poder transformar vidas por meio da educação em sua cidade natal. “Minha missão é proporcionar aos alunos a mesma oportunidade de transformação que experimentei”, declarou. 

 

*Do Projeto Jovens Comunicadores de Itacoatiara

#educacao #professor #itacoatiara #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Educação