Professor de matemática de Parintins fala sobre seu amor pela educação
Por: Erik de Souza* |
Foto: Erik de Souza |
Ser professor é uma missão para a vida toda e um exemplo disso é a a história do professor doutor Júlio Guimarães, um dos educadores mais antigos de Parintins. Graduado em matemática na primeira turma da UEA, ele continua atuando hoje em dia em outra cidade e afirma que ainda quer continuar sendo professor, pois para ele é uma das profissões mais importantes na formação do ser humano.
“Ninguém se forma em profissão alguma, sem passar pelo professor”, disse Júlio. Sobre sua trajetória como educador, ele conta que o seu dia a dia lhe proporcionar experiências únicas e que ele aprendendo todo dia. “Para mim, eu não deixei de ser aluno, estou sempre aprendendo algo novo”, contou.
O seu amor pela profissão se deu quando estava no seu estágio sendo chamado de professor pela primeira vez, foi uma emoção: “Quando aquela criança me disse: – Professor, tem como o senhor me ajudar?” Na hora me deu uma alegria imensa, quase chorei”, disse emocionado.
Mesmo com todos obstáculos, Júlio Guimarães é um dos milhares de professores que se dedicam com amor à profissão. “Ser professor para mim é como respirar, não consigo me ver sem estar na sala de aula com meus alunos”.
*Do projeto Jovens Comunicadores de Parintins.