Professor e escritor Almino Ferreira: uma jornada inspiradora em busca de conhecimento
Por Jasmin Viana Alves* |
Fotos: Arquivo Pessoal |
Aos 59 anos, Almino Ferreira, reconhecido professor, poeta, escritor e romancista itacoatiarense, tem uma vida marcada pela busca por conhecimento e um compromisso com a transformação social por meio da educação.
Para conquistar sua formação, Almino enfrentou diversos desafios. Diante das dificuldades encontradas no município de Itacoatiara em 1974, como falta de emprego e a escassez na qualidade da educação, ele e sua família optaram por se mudar para a capital em busca de oportunidades educacionais e aprimoramento das condições de vida.
Em Manaus, Almino Ferreira realizou o ensino fundamental nas escolas Pedro Silvestre e Marquês de Santa Cruz, seguido pelo ensino médio na Escola Osmar Pedrosa, situada no bairro Cidade Nova.
Em 2002, optou por retornar a Itacoatiara, decidido a dar continuidade aos estudos. Na cidade, fez graduação em Letras e Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), fez pós-graduação em Filosofia da Educação pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, ambas pela Faculdade Futura e cursou Teologia pela Arquidiocese de Manaus.
“Minha paixão pela educação é profunda, pois vejo nela uma poderosa ferramenta para moldar a realidade. Acredito que a educação tem o poder de transformar vidas, permitindo-nos superar não apenas desafios financeiros, mas também alcançar estabilidade pessoal. Para mim, a educação é mais que um processo, é um caminho que nos conduz à superação e ao desenvolvimento. Em minha própria jornada, a formação proporcionada pela educação não foi exceção”, afirma Almino.
Experiências na educação
As primeiras experiências de Almino Ferreira como professor começaram no ano de 2008, nas escolas Carlos Mestrinho e Maria Ivone, até o ano de 2015, e em 2021, ele lecionou na escola Nossa Senhora do Rosário com a disciplina de Língua Portuguesa, Literatura e Redação.
Foi Diretor do Departamento de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Itacoatiara e Coordenador de Língua Portuguesa e Ensino Religioso, de 2017 a 2020. Ele também teve a oportunidade de trabalhar como professor substituto no IFAM, no ano de 2022 até 2023, onde trabalhou com cursos técnicos e com graduação, expandindo seus conhecimentos e habilidades na sua área de atuação.
Escritor
Além de suas experiências com a educação, Almino também é um grande escritor e poeta, e já contribuiu com a arte e a cultura de Itacoatiara. Ele possui inúmeras poesias publicadas no Jornal Folha do Poeta – Manaus, e participou de diversos Festivais e Concursos de Poesia e Música como a FEMUSA, em 1993, FESPOIN, em 1997 e 1998, Festival Literário Internacional da Floresta, entre outros.
Almino também atuou por muitos anos como jurado das competições do Festival da Canção de Itacoatiara, ocupou a cadeira 17 da Academia Itacoatiarense de Letras, e teve a oportunidade de trabalhar como apresentador do programa A Voz da Prelazia e foi comunicador da PASCOM.
Almino é autor de quatro livros: “Premissas de um Sonhador”, de 2012, “A humana metamorfose”, de 2015, “Versos de minha história”, de 2017 e “A vida em versos”, de 2022.
Fé
Devoto à fé católica em Itacoatiara, Almino já realizou alguns trabalhos sendo Ministro da Palavra e da Eucaristia, na paróquia Nossa Senhora Aparecida e Cristo Rei, além de ser formador pastoral.
“Eu ajudo as comunidades dando assessoria nas paróquias de Cristo Rei e Aparecida, onde realizamos a formação, direcionando o Evangelho. Dessa maneira, buscamos contribuir para o enriquecimento e o fortalecimento espiritual. O nosso objetivo é promover um ambiente de aprendizado e reflexão, inspirado nos princípios evangélicos, proporcionando assim um impacto positivo nas vidas daqueles que participam”, declara.
Almino Ferreira também utiliza as redes sociais para espalhar o evangelho e sua filosofia pessoal, como seu canal no YouTube, “Fatos e Emoções”, para compartilhar eventos e incentivar a espiritualidade e o desenvolvimento pessoal. Sua crença no poder transformador das redes sociais como ferramenta para o bem comum destaca-se em suas postagens no Facebook.
Almino é casado com Isa Ferreira, tem 4 filhos e três netos. Atualmente, ele se prepara para voltar ao Estado, por meio de um processo seletivo, aguardando a convocação para lecionar em uma escola novamente.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Itacoatiara