Professor nascido em Autazes se torna doutor com estudo sobre educação indígena Mura
Por Sara Souza |
Foto: Divulgação |
A história de vida do professor e doutor em educação, Jaspe Valle Neto, é marcada por muito esforço, dedicação e força de vontade. Nascido no município de Autazes, ele vivenciou diversas situações como a pobreza extrema junto a seus familiares, o profissional de educação conta que viu nos estudos uma oportunidade de transformar a sua vida e colaborar para um mundo melhor.
“A educação e o amor que recebi dos meus pais foram os pilares do meu desenvolvimento como pessoa. Os valores ensinados, em especial, o da educação formal, era um dos bens mais preciosos que poderia transformar minha vida para melhor – foi algo que me apoiei e nunca perdi o foco, com a esperança de alcançar a emancipação financeira, e também contribuir como cidadão por um mundo mais digno, justo e igualitário” comentou.
Jaspe Valle iniciou sua vida acadêmica cursando pedagogia na Universidade Federal do Amazonas, onde, através de pesquisadores do PPGE-UFAM teve oportunidade de conhecer um pouco da história do povo Mura de Autazes-AM, etnia indígena que faz parte das suas raízes.
Em 2011, Valle conseguiu ingressar no Mestrado em Educação na UFAM, e após isso, entrou no Doutorado, onde se dedicou aos estudos mais aprofundados sobre a educação indígena do povo Mura, em ênfase as práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental Mura à luz do Projeto Político-Pedagógico/Mura, na aldeia São Félix-Autazes/AM.
O também gestor de uma escola pública na capital do Amazonas se mostra orgulhoso em poder representar o município de Autazes. “Hoje, sou doutor em Educação pela Universidade Federal do Amazonas, como também sou o primeiro doutor em Educação que representa o município de Autazes-AM, pelo fato de ser filho daquela terra onde habita um povo guerreiro, bravo e que batalha cotidianamente pela sua subsistência, reconhecimento e respeito”, afirmou Jaspe.
“Tenho muito orgulho da minha história e do projeto de vida por mim construídos. Espero que toda a trajetória apresentada sirva de inspiração para outras pessoas e estudantes que frequentam as escolas com a esperança de alcançar uma vida mais próspera e digna, acreditando incansavelmente que a Educação transforma vidas e liberta as pessoas” concluiu.