Professor Walter Fiúsa: do interior do Pará ao reconhecimento em Rorainópolis
Por Natália Trindade*
Foto: Arquivo Pessoal
Walter Fiúsa dos Santos, 47, é um professor de Rorainópolis, que nasceu em Santarém, no Pará. Em 2002, ele se mudou para Roraima em busca de melhor qualidade de vida e oportunidade de trabalho.
A princípio, Walter não pensava em ser professor, mas, tinha a certeza de que a única maneira de melhorar de vida era através dos estudos e por meio de um curso de ensino superior.
No Pará estudou Matemática, na Universidade Federal do Pará (UFPA), há 21 anos. Em Roraima se formou em Física pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), na modalidade de Educação a Distância (EAD), em 2013. Em 2020, concluiu o mestrado profissional no Ensino de Física pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Este ano, Walter completa 22 anos de sala de aula. Em Rorainópolis deu aulas tanto em escolas municipais, quanto estaduais. Atualmente, dá aulas de física e matemática na Escola José de Alencar, para alunos entre 15 e 19 anos.
Um dos desafios que ele destaca sobre ser um professor é conscientizar os jovens sobre a importância dos estudos para ter uma vida digna. Walter pretende continuar estudando e buscando especialização na área em que se formou. Este ano, ele tem o objetivo de ir em busca do doutorado.
Representante de Roraima
Em 2023, o professor Walter Fiúsa foi selecionado para representar o estado de Roraima na 5ª edição da Escola Sírius para professores do Ensino Médio (ESPEM), realizado em Campinas, município de São Paulo.
Ao todo, foram selecionados 40 professores do Brasil para participar de aulas expositivas, palestras, mesa redonda sobre temas ligados ao Ensino de Ciências, visitas em laboratórios, além de conhecer o que é produzido em termos de pesquisa científica no Brasil e no mundo, em um dos maiores e mais modernos centros de tecnologia da América Latina. Um grande marco em sua trajetória profissional.
“Mantenha o foco, estude e saia da zona de conforto”, aconselha o professor Fiúsa, para alunos e para quem deseja seguir a carreira de professor.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Rorainópolis