Professora Anderlane Souza: compromisso com a inclusão e educação infantil em Careiro
Por Ramilly Ribeiro*
Foto: Ramilly Ribeiro
Na Creche Deuza Maria, em Careiro Castanho, Anderlane Souza, 41, molda o futuro de crianças há sete anos, trabalhando para promover a inclusão na educação infantil.
A trajetória de Anderlane começou como professora titular em 2017, mas, em 2018, ela abraçou a missão de educar crianças autistas.
“No início, foi uma transição desafiadora, mas descobri que havia tanto amor e aprendizado a serem compartilhados com essas crianças especiais”, revela Anderlane.
Atualmente, Anderlane trabalha na biblioteca da creche, onde ela cativa os alunos com jogos lúdicos feitos de materiais recicláveis. Para ela, a falta de recursos não pode ser uma barreira para a aprendizagem.
“Desenvolvi a ideia de jogos recicláveis para estimular a coordenação motora e proporcionar uma experiência prazerosa para as crianças”, compartilha a professora.
Ao abordar os desafios enfrentados durante o ano letivo, Anderlane destaca a adaptação dos alunos no início do ano, especialmente considerando o trabalho com crianças autistas.
“É um processo delicado descobrir o que cada criança gosta, mas é fundamental para estabelecer uma conexão significativa”, afirma a educadora.
O compromisso da educadora reside em sua filosofia de ensino. “Acredito que cada criança é única e merece oportunidades igualmente únicas”, declara.
*Do Projeto Jovens Comunicadores em Careiro