Professora Jussara Oliveira: a educação como meio de transformar a sociedade
Por Natália Trindade*
Fotos: Arquivo Pessoal
A professora Jussara de Almeida Oliveira, 46, natural de Boa Vista, já leciona há 17 anos. Formada pela Universidade Estadual de Roraima (UERR), ela se mudou para Rorainópolis há quatro anos após ser aprovada em um concurso público. Em uma entrevista ao Portal No Ar, ela compartilhou sobre sua trajetória na área da educação.
Jussara é professora de Biologia, Física e Português. Após ser aprovada no certame da secretaria de educação municipal, fez um processo seletivo e, em 2020, trabalhou de forma remota no Equador até 2021. Em 2023, fez mais um processo seletivo e foi convocada para a escola estadual José de Alencar, onde ministra aulas.
Na escola municipal Ordalha Araújo de Lima, dá aulas para crianças de 7 anos e, na escola estadual José de Alencar, para adolescentes de 15 a 17 anos.
Um dos maiores desafios da trajetória de Jussara foi buscar uma graduação de ensino superior devido às dificuldades em conciliar as responsabilidades entre a família, o estudo e o trabalho.
Ela também ressalta que a desvalorização da docência é um dos desafios atuais da profissão, porém, a recompensa, segundo Jussara, é saber que os conhecimentos e ensinamentos serão levados durante toda a vida por seus alunos, contribuindo para uma sociedade mais justa e capaz de se transformar.
“Eu acredito que pela educação podemos ampliar os horizontes, transformar vidas, assim permitindo desenvolver o pensamento crítico e a moral, para contribuir na formação do cidadão e transformação da sociedade”, declara.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Rorainópolis