Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Projeto cultural itinerante deve alcançar municípios até o fim do ano; Rio Preto da Eva será contemplado

Foto: David Martins/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

 

A primeira parada do MovCeu no Amazonas foi no Largo de São Sebastião, no dia do aniversário de Manaus (24/10). Uma programação cultural e diversificada foi montada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, para receber o equipamento cultural itinerante.

Projetado para atender locais com menos de 20 mil habitantes, rurais ou urbanos, que tenham limitações para construção de equipamentos culturais públicos, a iniciativa é o resultado da parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio do Programa Territórios da Cultura do Ministério da Cultura (MinC).

Contemplando uma lista extensa de bens culturais, o veículo é equipado com biblioteca, estúdio de produção audiovisual e gravação de podcasts, projetor e telão para cinema de rua, computadores, palco para apresentações culturais, plataforma de acessibilidade, além de gerador e internet. O MovCeu se propõe a democratizar a cultura, fazendo o uso especialmente da tecnologia de ponta, permitindo ainda atividades de formação e capacitação artística.

Com o veículo, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa traçou um plano de utilização que, nesta primeira fase, irá beneficiar os município de Iranduba: Paricatuba (09/11) Comunidade Fé em Deus (15/11), Lago do Janauari (23/11) e Lago do Limão (30/11). Até o final do ano, o veículo chegará também aos municípios de Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.

“É um programa itinerante que vai passar por comunidades ribeirinhas de Manaus e do interior do estado. Vamos levar a cultura a essas comunidades que não têm acesso”, afirmou o secretário de Cultura e Economia Criativa em exercício, Candido Jeremias, reforçando que o MovCeu tem contrapartida do estado, responsável pela manutenção, conservação e contratação de equipe multidisciplinar para acompanhar o projeto.

MovCeu no Amazonas

Além do acesso à cultura, o equipamento dotado de recursos audiovisuais, oferece inúmeras possibilidades, as quais estão nos planos do diretor do departamento de literatura da Secretaria de Cultura, Antônio Ausier. “Vamos fazer um mapeamento cultural dessas comunidades, onde serão entrevistados os comunitários, jovens e crianças, um curandeiro, quer dizer, um documentário com a participação da comunidade, produzido por eles e orientado por nós”, revelou.

 

*Com informações de assessoria de imprensa 

 

#cultura #leitura #riopretodaeva #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Cultura