Projeto de extensão sobre impressão 3D impacta estudantes em Itacoatiara
Por Jasmin Viana Alves*|
Fotos: Divulgação|
O estudo “Da teoria à prática: projeto educacional sobre impressão 3D para democratização desses conhecimentos na comunidade escolar de Itacoatiara-Am” idealizado pelos alunos João Lucas Oliveira Medeiros, 17 anos, e Maria Eduarda Magalhães Pinto, 17 anos, do Instituto Federal do Amazonas Campus (Ifam) Itacoatiara, vem tomando forma e impactado o município.
O trabalho dos estudantes, supervisionado pelo orientador, professor Noam Gadelha da Silva, tem o intuito de levar o conhecimento sobre impressão 3D para alunos do Ensino Médio e Ensino Fundamental de escolas públicas. No primeiro momento, o projeto foi aplicado na Escola Estadual Maria Ivone de Araújo Leite com os alunos do 9° ano e no Ifam/Cita com os alunos do 1° ano do ensino médio.
“Os dois têm competência e o perfil de alunos excelentes “, avaliou o professor Noam Gadelha sobre os alunos. Maria Eduarda e João Lucas iniciaram as atividades com uma abordagem teórica sobre os princípios básicos da impressão 3D. Posteriormente, os conhecimentos desenvolvidos na abordagem teórica foram utilizados para a produção de objetos em 3D. E por fim, os alunos participantes fizeram a divulgação do projeto em suas salas, falando um pouco do que eles aprenderam durante a aplicação das atividades.
A estudante destaca a importância de se envolver em projetos de extensão e compartilhar sabedoria com outros colegas. “A gente não prende conhecimento para si. Nós temos o poder de divulgar, levar para a comunidade o conhecimento”, afirmou ela.
As novas tecnologias, como a impressão 3D, já são uma realidade no mundo do trabalho, por isso é essencial que os discentes tenham essas experiências durante a fase escolar, para terem uma noção das mudanças e tendências tecnológicas.
*Do Projeto Jovens Comunicadores do Itacoatiara