Projeto Pedala Autazes incentiva prática de exercícios físicos através do ciclismo
Por: Sara Souza/ Equipe No Ar
Fotos: Divulgação
O Pedala Autazes é um projeto de saúde e bem-estar que iniciou em 2019, e que visa incentivar as pessoas à prática de exercícios físicos através do ciclismo. Leila Cabral, que coordena o projeto atualmente, comenta que o Pedala Autazes começou por conta de uma amiga sua mas depois ficou sob sua responsabilidade.
Os circuitos feitos em grupo acontecem sempre nas estradas, como a do Rosarinho para evitar o trânsito da cidade, movimentação e também para ter mais segurança nesta atividade que requer velocidade.
Um dos pontos interessantes do Pedala Autazes, é que o projeto não é somente para aqueles que já são adeptos do ciclismo; Pessoas iniciantes e que desejam começar esta prática esportiva também podem contar com o apoio do Pedala. “Quando entram novatos no grupo, não fazemos eles nos acompanharem não, a gente é que acompanha eles, para incentivar e dar força a quem está iniciando”. comenta Leila.
A responsável pelo projeto fala que sempre está chamando as pessoas para o projeto, seja pessoalmente ou por redes sociais, pois cuidar da saúde é mais fácil que depois ter que tratar de doenças. Além de que o ciclismo proporciona benefícios inestimáveis à saúde, como resistência, fortalecimento dos músculos, reduz o estresse e ajuda no equilíbrio do corpo e da mente. “O esporte faz parte dos cuidados com a saúde, não é visando estética, a estética é uma consequência, mas o foco é a saúde”, diz Leila.
Para Andreza, o ciclismo se tornou o esporte favorito devido a identificação com esta atividade física, a praticante do grupo disse que já havia tentado antes outros esportes, mas no ciclismo encontrou algo como se fosse uma terapia, algo que ajuda a distrair a mente. “Para mim, o Pedala Autazes é como uma terapia, pois pedalar, principalmente na estrada, é muito diferente da cidade; nós ouvimos os pássaros, tem aquela calmaria, aquele vento que causa um bem-estar tanto para mente quanto para o corpo. Além de fazer a gente se desafiar e superar nossas metas de quilometragem”, garante a adepta ao projeto.
Leila comenta que na Pandemia, teve uma redução do grupo devido às orientações de isolamento social e demais medidas preventivas contra o Covid-19, mas que o Pedala Autazes segue firme, e visa expandir para alcançar mais pessoas neste novo ano.