Projeto PF Voleibol: uma rede de apoio para jovens e adolescentes
Por Liriel Lopes*|
Fotos: Arquivo Pessoal|
O Projeto PF Voleibol tem se tornado uma rede de apoio para jovens e adolescentes locais, promovendo um ambiente acolhedor e incentivando o crescimento de cada atleta. O projeto se baseia em valores como respeito, disciplina, companheirismo e responsabilidade.
O clube de voleibol conta com a participação de Douglas Ezequiel, de 24 anos, natural de Capanema-PA, que reside há vinte e um anos em Terra das Cachoeiras. Juntamente com ele, a equipe de voleibol é composta por Felipe Pena, Mayra Mirelle, Gilson Matos, Joyce Dias e Ezio.
O time de voleibol feminino surgiu em 2021, após os responsáveis pelo clube retornarem de uma etapa do campeonato amazonense masculino e decidirem iniciar os treinamentos para toda a comunidade, abrangendo tanto o feminino quanto o masculino. Atualmente, o voleibol feminino está há três anos em atividade, com um total de 70 meninas ativas.
Para iniciar no time de voleibol feminino, é necessário ter entre nove anos. Douglas Ezequiel conta sobre os desafios enfrentados pelo clube no início “Inicialmente, o maior desafio para o clube de voleibol foi encontrar um local adequado e fixo para os treinos. Precisávamos frequentemente mudar de local e utilizar quadras mais distantes em horários tardios da noite, o que gerava medo nas nossas atletas ao se locomoverem para os treinos,” disse ele.
Além disso, a falta de material, como bolas, cones e redes, era frequente, dificultando os treinos e não atendendo à demanda.
Os reais motivos para continuar nessa bela caminhada são o prazer em ver a felicidade de cada aluna em quadra e o fato do esporte se tornar uma rota de fuga para distração, além de moldar atletas que se destacam no cenário estadual, algo surpreendente e motivador para crescer dia após dia.
O clube de voleibol realiza campanhas em parceria com profissionais em diversos temas, como depressão, bullying, abuso infantil, violência contra a mulher e saúde individual.
O time costuma participar frequentemente do Campeonato Amazonense e da Copa SESC, além de competir na Taça Galo da Serra, campeonatos intermunicipais realizados na cidade.
Os treinos femininos são realizados toda segunda e quarta-feira. Iniciantes e intermediárias treinam das 18h30 às 19h30, e as categorias sub-16 e sub-18 treinam das 19h30 às 21h. O local dos treinos é o Ginásio Poliesportivo Vicente Limão, na Avenida Acariquara, Morada do Sol.
As expectativas futuras de Douglas Ezequiel são aumentar a rede de atendimento, principalmente para as bases, gerando atletas e formando um time competitivo para representar o município.
Para mais informações, siga o clube de voleibol no Instagram: @pf_voleibol_clube.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Presidente Figueiredo