Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Projeto que leva sorrisos às unidades hospitalares já visitou mais de 3,5 mil pacientes, em Itacoatiara

Foto: Divulgação

 

Há dois anos um projeto tem feito a diferença no dia a dia de crianças e adultos que passam pelo Hospital Regional José Mendes, em Itacoatiara. Trata-se do Médicos do Entretenimento, formado por estudantes da Afya Faculdade de Ciências Médicas, que visitam, quinzenalmente, as enfermarias da unidade hospitalar, arrancando sorrisos e momentos de descontração, caracterizados de palhaços.

Desde a sua criação, as visitas já alcançaram mais de 3,5 mil pessoas. Idealizado pelo professor da Afya, Cláudio Rabelo dos Santos Neto, a iniciativa utiliza a arte da palhaçaria para tornar o ambiente hospitalar mais humano e acolhedor e, dessa maneira, proporcionar momentos de alegria aos pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde.

“O fato de estarem em um hospital, precisando de cuidados, torna as pessoas, independente da idade, vulneráveis. Por isso, ter essas oportunidades de escuta, interação e alegria faz total diferença na experiência da internação. Isso vai ao encontro do que preconiza a política de humanização do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica.

Atualmente, o Médicos do Entretenimento conta com a participação de 20 estudantes do curso de Medicina da Afya Itacoatiara. Entre eles, o aluno do 4º período Joanes de Oliveira Abreu, que há um ano e meio entrou para o grupo dos Médicos do Entretenimento. Joanes diz que o projeto oferece a oportunidade de levar um pouco de leveza e descontração para os pacientes e seus acompanhantes. “Eu decidi participar do projeto por acreditar no poder transformador do sorriso e da alegria, especialmente em um ambiente hospitalar”, destaca.

Já a estudante do terceiro período Allyka Cavalcante Silva está na expectativa de iniciar as visitas, pelo projeto. Ela passou a integrar o grupo há algumas semanas e em breve vai viver a experiência pela primeira vez. “Eu acredito que o projeto vai me proporcionar momentos de muito crescimento pessoal, me mostrando como ser uma profissional melhor no futuro, preocupada com o próximo e entendendo a dor do paciente”, observou.

Para realizar as visitas, os estudantes passam por treinamentos semanais para praticar suas habilidades como palhaços. São aulas de artes cênicas, maquiagem, improviso, entre outras. O professor Cláudio Rabelo explica que as atividades são ministradas por ele e por artistas convidados, que desenvolvem trabalhos como palhaço. “A mensagem principal que busco passar é que, a partir do momento em que estão maquiados e vestidos do personagem, eles deixam de ser alunos de Medicina para se tornarem palhaços, cujo objetivo é arrancar sorrisos”.

 

*Com informações de assessoria de imprensa

#solidariedade #hospital #itacoatiara #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Solidariedade