Projeto realiza oficinas sobre fundamentos do cinema para jovens no município de Coari
Por Anthony Lopes* |
Fotos: Divulgação |
O Projeto Filme Escola é uma iniciativa da Associação dos Cineclubistas e Documentaristas do Amazonas (ACDA), em parceria com a Maroaga Cultural. Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, a iniciativa surgiu como resposta à carência na área audiovisual nos municípios do Amazonas, adotando uma nova diretriz voltada para a formação e capacitação de amazonenses para o mercado de trabalho.
Até o momento, o projeto já passou por diversos municípios, como Novo Airão, São Sebastião do Uatumã e Presidente Figueiredo, e recentemente, Coari. As oficinas do Filme Escola foram realizadas na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Já foram ministrados os módulos de Roteiro e Produção, e o último módulo, que abrange Captação e Edição, aconteceu de de 2 a 6 de setembro. O projeto contou com a participação de 20 alunos provenientes da Ufam, mas também do Instituto Federal do Amazonas (IFAM).
Para o futuro, os organizadores pretendem estabelecer um núcleo de produção audiovisual na cidade, focando na formação e capacitação dos coarienses. Além disso, há planos para realizar um Festival Audiovisual que destaque a identidade cultural de Coari através do cinema. A motivação dos organizadores é capacitar jovens talentos no município.
Como parte do projeto, foi produzido um curta-metragem de animação em colaboração com os alunos do curso Animazonia, sob a orientação do animador Ricardo Juiliani e da produtora Sibelle Mara. A experiência enriqueceu o aprendizado dos participantes, além de fortalecer o vínculo entre teoria e prática no campo audiovisual.
A importância do Projeto Filme Escola oferece oportunidades de aprendizado e desenvolvimento profissional para os jovens da região, mas também fomenta a criatividade e a expressão cultural. Ao capacitar esses jovens nas técnicas audiovisuais, o projeto contribui significativamente para o fortalecimento da identidade local e para a valorização das histórias que emergem de Coari.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Coari