Projeto Social Jita Kyoei ensina Judô e valores na periferia de Ji-Paraná
Por Bruce Andrade |
Fotos: Acervo Pessoal de Joeser |
O Judô é uma das principais artes marciais praticadas no Brasil. Fundada por Jigoro Kano em 1882, o Judô tem como premissas básicas fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal. Além disso, transmite diversos valores aos seus praticantes, como: disciplina, respeito, liderança e educação.
Ensinar esses valores para crianças e jovens através do esporte é algo preciso. E esse tem sido o propósito de vida do o Sensei de Judô Joeser Álvares que, desde abril de 2022, apresenta os ensinamentos do Judô através do Projeto Social Jita Kyoei, uma iniciativa voluntária sediada no Centro de Artes Marciais de Ji-Paraná, um espaço público administrado pela secretaria de esportes e localizado nos arredores da antiga pista de Kart da Rua T-26.
“O Projeto Social Jita Kyoei surgiu com a proposta de oferecer às crianças e jovens de Ji-Paraná, uma oportunidade de prática esportiva que permitisse a eles não apenas competir e ganhar medalhas, mas que também, pudesse desenvolvê-los como cidadãos para que pudessem fazer a diferença no ambiente familiar e social”, disse Joeser.
A luta fora dos tatames
Em novembro de 2022, o projeto social Jita Kyoei recebeu um importante apoio da Prefeitura Municipal de Ji-Paraná, que fez a doação de 26 uniformes para os alunos do projeto. Mais recentemente, em junho de 2023, a Secretaria de Esportes (SEMES) enviou uma instrutora auxiliar para dar suporte às atividades do projeto.
“A nossa luta hoje é para institucionalizar o nosso projeto e captar recursos regulares, por meio da lei do incentivo ao esporte, para que assim possamos pagar bolsas a novos instrutores e comprar materiais com autonomia. Até o presente momento contamos com 46 alunos ativos, no entanto para que possamos alcançar a meta de 100 alunos precisamos de mais profissionais qualificados”, ressalta o Sensei.
Em busca de apoio adicional, o Jita Kyoei conseguiu recrutar dois novos voluntários. Um deles é um instrutor auxiliar faixa marrom, enquanto o outro é uma Sensei faixa preta formada em Educação Física. No entanto, os desafios de deslocamento são uma realidade enfrentada pelos voluntários, que precisam se deslocar de suas residências para atender às demandas do projeto. Os custos com transporte e alimentação são necessários, especialmente considerando que a sede está localizada em uma região periférica de Ji-Paraná.
Diante desses desafios, o projeto Jita Kyoei reforça o seu compromisso em continuar promovendo os valores do Judô e seu impacto positivo na vida dos jovens. A iniciativa está aberta a parcerias e apoios que possam ajudar a fortalecer sua estrutura e expandir suas atividades.
Através da captação de recursos regulares, o projeto almeja proporcionar a formação de novos instrutores e aquisição de materiais adequados, garantindo assim, um ambiente de aprendizado seguro e enriquecedor para todos os alunos envolvidos.
Os interessados em colaborar com o Projeto Social Jita Kyoei, podem entrar em contato com o Sensei Joeser por meio do Whatsapp: (92) 99602-5538 ou pela página do Projeto no Facebook. Para inscrições, é só clicar no link: https://encurtador.com.br/ivxEL.