Projetos culturais do campo do ‘Teixeirão’ levam saúde e bem-estar a população
Por: Louise Silva/Equipe No Ar|
Foto: Equipe No Ar|
No bairro do Jorge Teixeira a população é bastante ativa nos projetos sociais como o futebol, a zumba e o pipa combate, realizados durante a semana no campo do Teixeirão. Na zumba participam aproximadamente 200 pessoas por noite e o professor do projeto, que dá aulas no local há quase 4 anos, afirma que a atividade tem em seu público, mulheres de várias idades entre 12 e 15 anos.
“É uma atividade do projeto de saúde e bem-estar, visando através da dança trazer vários benefícios, como melhorar a coordenação motora, aliviar o estresse, prevenir doenças, combate o sobrepeso, então tem muitos benefícios para a comunidade tudo isso através da dança”, explicou Rodrigo Silva.
Trazendo vários benefícios como: gasto calórico, aumento do metabolismo, eliminação de toxinas, trabalho de diversos músculos, benefícios para o coração, interação com outras pessoas, diversão e exercício.
Para participar da zumba não é necessário fazer qualquer inscrição, as aulas são totalmente gratuitas e acontecem na terça-feira, às 19h30, é preciso usar roupas leves, confortáveis e utilizar tênis.
Para a aluna Márcia Fidelis, 33, que participa do projeto há 5 anos, a principal melhora sentida foi na sua saúde, já que ela era sedentária e estava com sobrepeso. “Foram muitos os benefícios e ainda aprendi a dançar nas aulas, o que melhorou muito a minha flexibilidade”, disse.
Já os projetos voltados para o futebol com crianças de 10 a 12 anos, tem como objetivo dar mais foco as crianças, mantendo longe das ruas e com a frequência em dia na escola. Para participar é necessário fazer a inscrição com o coordenador do projeto e comprovar que a criança está na escola com boas notas.
O pipa combate no Teixeirão surgiu com a necessidade de locais seguros para praticar a brincadeira, e evitar acidentes envolvendo rede elétrica. Para participar da brincadeira é preciso levar o pipa ou comprar no campo do ‘Teixeirão’. “O pipa combate funciona à noite aos domingos e abrange Manaus toda praticamente, antes disso, não tinha ouvido falar sobre pipa combate durante o final de semana em Manaus, então aqui é um ponto de referência da pipa, aqui vem uma base de 2 mil pessoas”, disse Silvio, presidente da liga de projetos sociais do JT.