Quem foi Coronel Jorge Teixeira? Saiba mais sobre o militar que deu nome ao bairro
Por: Louise Silva/Equipe No AR|
Foto: Divulgação/Cigs|
O Coronel do Exército Jorge Teixeira de Oliveira, o “Teixeirão”, homenageado com o nome do bairro mais populoso da zona leste, o Jorge Teixeira, nasceu em 1 de junho de 1921 em General Câmara (RS), foi ex-prefeito de Manaus e fundou o Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), onde se tornou o primeiro Comandante do Centro, iniciando a delimitação da área da sede do campo de instrução e a construção dos pavilhões que deram personalidade ao Centro de Instrução, sendo de grande importância até hoje.
Durante sua gestão como prefeito, ficou conhecido por rasgar cartões de visita de políticos que pediam empregos. Terminou o mandato em 1979, quando foi nomeado governador de Rondônia, assumindo o cargo em abril do mesmo ano.
Suas realizações foram de execuções de obras, verbas federais para Rondônia, asfaltamento da rodovia BR-364, a construção da usina de Samuel, o porto do Rio Madeira, a criação do Banco do Estado de Rondônia e a Companhia de Mineração.
Criou também o Programa Integrado de Desenvolvimento do Noroeste do Brasil (Polonoroeste) que, com a ajuda do Banco Mundial e do governo federal, garantiu os recursos necessários para a transformação de Rondônia em estado, efetivada em 22 de dezembro de 1981. Teixeirão deixou o cargo em abril de 1985.
Seus feitos, foram além da vida militar, o coronel conquistou toda a população amazonense e rondoniense, recebendo o título de Cidadão do Amazonas, por meio da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas e sendo de grande importância para Rondônia.
Faleceu no Rio de Janeiro em 28 de janeiro de 1987, este ano completam-se 35 anos de sua morte.