Representante de Manacapuru, Princesa do Solimões inicia preparação para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro
Por Eduardo Melo* |
Fotos: Divulgação Princesa do Solimões |
Com o fim da maioria dos campeonatos estaduais, começam os preparativos para os jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol que mais uma vez será disputado em 4 diviões: Séries A, B,C e D. Já com os clubes definidos em cada divisão, Manacapuru terá o Princesa do Solimões, como representanete da cidade na Série D do Brasileirão, visando o acesso para a série C e rumo à elite do futebol nacional.
Apesar de não ter correspondido as expectativas dos torcedores no Campeonato Amazonense, após ser eliminado nas quartas de final tanto no primeiro quanto no segundo turno, o Princesa promete vir forte para a disputa da competição ao criar forças e se reinventar com jogadores e comissão técnica novos.
Para dar continuidade no trabalho, o técnico Maurinho Fonseca, o preparador físico Lúcio Bento e o Gerente de Futebol Thadeu Figueiredo, se juntam à história do Tubarão para assumirem a liderança do clube ribeirinho na competição nacional.
O caminho até a classificação
O Princesa do Solimões estreia na Série D no dia 28 ou 29 de abril diante do São Raimundo/ RR, no Estádio Municipal Gilberto Mestrinho.
O princesa já disputou a série D 5 vezes em sua história, sendo a sua melhor campanha em 2016, quando ficou na 11ª colocação geral.
Pertencente do grupo A1 da competição, o grupo Princesa conta com os seguintes times:
- Manaura EC ( AM)
- Manaus ( AM)
- Porto velho (RO)
- Rio Branco ( AC)
- São Raimundo ( RR)
- Trem (AP)
Sobre a Série D
Na primeira fase da competição, 64 equipes são divididas em oito grupos de forma regional. Os clubes de cada “pote” jogam entre si dentro no formato ida e volta. Após o fim das 14 rodadas, os quatro primeiros se classificam para a segunda fase, enquanto o restante é eliminado.
Na sequência, os times se enfrentam no formato mata-mata, sendo o cruzamento entre os seguintes grupos 1 x 2, 3 x 4, 5 x 6 e 7 x 8. Por exemplo, o 1º colocado do Grupo A1 enfrenta o 4º do Grupo A2.
Porém, o cenário muda a partir das quartas de final da Série D. Nesta etapa, os confrontos são definidos de acordo com as pontuações conquistadas até este momento. Assim, a equipe com o melhor desempenho pega a 8ª com o melhor desempenho e assim em diante. As equipes que chegarem até a semifinal estão classificadas para a Série C do Campeonato Brasileiro.
*Do projeto Jovens Comunicadores de Manacapuru