Sebastião Francalino: 49 anos de dedicação à educação e contribuição cultural para o município de Manaquiri
Por Maria Lucila*|
Fotos: Maria Lucila|
Aos 69 anos, natural de Manacapuru, Sebastião Reategui Francalino possui quase cinco décadas de realização profissional e paixão pela área da educação. Formado como professor graduado em Geografia pela UFAM, especialista em Gestão Escolar pela UFAM e especialista em Letramento Digital pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Tudo começou na sua adolescência em 1975, incentivado pelo Movimento Educação de Base de Coari a trabalhar com jovens e adultos, passando por um treinamento para atuar como educador no projeto.
Logo em seguida, cursou o magistério em Manacapuru, profissionalizando-se para lecionar na educação infantil e nos anos iniciais na escola.
Em 1986, Sebastião Francalino veio para o município de Manaquiri, trabalhando inicialmente com a educação infantil na Escola Estadual Anselmo Jacob, sempre se aprimorando e buscando conhecimento para levar aos seus alunos em sala de aula. “Eu sempre gostei de estudar e pesquisar… Assim, me aprofundando e buscando cada vez mais conhecimento”, diz.
Em 2002, por indicação dos seus colegas de trabalho, Sebastião teve a oportunidade de ser gestor da Escola Estadual Anselmo Jacob pela primeira vez, atuando por três anos. “Na época de 2005, eu estava estudando e queria um tempo para me dedicar e terminar minha faculdade, então eu pedi para sair da gestão”, conta.
Em 2010, por motivos de saúde da gestora na época, Sebastião Francalino assumiu a gestão da escola pela segunda vez, atuando por nove anos, construindo assim uma carreira sólida na área educacional. “Foi uma boa experiência! Eu sempre digo que tive uma grande oportunidade”, anima-se.
Atualmente, Sebastião Francalino trabalha como tutor no Polo Municipal de Apoio Presencial a Cursos à Distância, localizado na rua 2, ao lado do posto Piu-Piu.
Além de ser um profissional exemplar e apaixonado pela educação escolar, Sebastião Reategui Francalino é escritor e autor de histórias e coletâneas que marcam o início e a cultura do município de Manaquiri:
A Lenda da Formiga Manaquiri, atual símbolo do município e principal história contada em eventos culturais: Lenda da Formiga Manaquiri
História do Município: História do Município
Manaquiri, sua verdadeira história: Manaquiri, sua verdadeira história
“Eu ensinava meus alunos sobre histórias de municípios distantes, e acredito que eles também deveriam saber a história do município em que nasceram e vivem… Então, buscando informações e conversando com os moradores mais antigos de Manaquiri, escrevi uma coletânea de informações para ensinar meus alunos”, conta.
O educador possui uma história exemplar de imensa paixão por conhecimento e entusiasmo em compartilhar tudo que aprendeu e viveu em sua trajetória brilhante e inspiradora.
“Quando eu passo pelo Centro de Convivência Osmar Souto e vejo aquela formiguinha… penso que os meus netos vão poder dizer: isso é um pouco do vovô. Eu consegui contribuir para as próximas gerações e ser lembrado”, emociona-se.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Manaquiri