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Conheça os principais serviços disponíveis para a população do Jorge Teixeira

Por: Louise Silva/Equipe No Ar|
Foto: Divulgação|

Os moradores do Jorge Teixeira e de bairros próximos que precisam de atendimento público para resolver pendências, não precisam se deslocar até o Centro da cidade para sanar seus problemas. Isso porque podem contar  com diversos serviços básicos em todas as unidades do Serviço de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), na Zona Leste.

Os serviços incluem a emissão de documento de identidade, um dos mais buscados pela população. Estão ainda entre os mais procurados, a realização de atendimentos como certidões de nascimento, emissão de carteira de trabalho, agendamento e cadastro para seguro-desemprego, além de serviços de órgãos como Águas de Manaus, Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM) e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

E para quem não consegue ir até o local para fazer sua solicitação, foi lançado em 2021 o PAC Digital, que tem como principal objetivo evitar filas e aglomerações.

O aplicativo, de nome Sasi, deve ser baixado na loja do celular e todas as permissões devem ser autorizadas. É necessário criar uma conta com nome, telefone, e-mail e senha, além de digitar o código SJPAC.

Pelo aplicativo, será possível agendar o tipo de serviço, data e hora. Depois, o aplicativo também vai informar o local e hora para que o documento solicitado seja retirado.

Confira abaixo uma lista dos principais serviços disponíveis:

PAC

O programa de pronto atendimento ao cidadão (PAC) foi criado em 15 de setembro de 1997, com o objetivo de simplificar e agilizar o atendimento de serviços públicos à população. A primeira unidade do PAC foi inaugurada na Zona Leste, no bairro do São José, e atualmente, todas as zonas da cidade possuem pelo menos um PAC.

O PAC da zona leste fica localizado na avenida Autaz Mirim, 288, no Shopping Cidade Leste e funciona de segunda à sexta, das 8h às 14h com os serviços: Defensoria, Polícia Civil, PROCON-AM, Reprografia e Setrab.

SINE

O Sistema Público de Emprego – SINE, atua em todo território nacional, com o objetivo de promoção da integração no mercado de trabalho, promovendo o direito social de todo cidadão brasileiro à educação, saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados.

O SINE do JT fica localizado na Avenida Camapuã, 2939, dentro do Shopping Phelippe Daou, o atendimento presencial está funcionando somente com agendamento prévio, por meio do site: www.minhaagendavirtual.com.br/sinemanausagendamento, além do atendimento feito de forma virtual meio do WhatsApp (92) 99140-0671, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Já para os serviços via internet, é preciso fazer um cadastro feito por meio do site: www.empregabrasil.mte.gov.br. É necessário ter a Carteira de Trabalho Digital. Siga o passo a passo a seguir:

1º passo – Selecione a opção “Já tenho Carteira Digital” e “Realizar Cadastro”. Se você já possui a Carteira, será direcionado a outra página para realizar o Login;
2º passo – Para realizar o login, você deve informar o CPF e sua senha no campo indicado;
3º passo – Após o preencher os campos, você será direcionado para uma nova página onde deve clicar em “Perfil Profissional”;
4º passo – Selecione entre as opções Atualizar ou Montar Currículo;
5º passo – Insira as informações nos campos indicados.

Carteira digital

É necessário validar sua CTPS Digital no aplicativo ‘Carteira de Trabalho Digital’ ou acessando o sitewww.gov.br/trabalho, e siga os passos a seguir:

1º passo – Digite suas informações no formulário de cadastro.
2º passo – Escolha uma das opções para receber o código de habilitação do cadastro, via SMS ou e-mail.
3º passo – Insira o código de validação no campo indicado.
4º passo – Crie uma senha no campo indicado e espere a mensagem de confirmação de senha. Após confirmar, reinsira o CPF cadastrado e a senha.
5º passo – Responda o questionário para validação dos dados.
6º passo – Autorize o uso de suas informações pessoais pelo sistema para prosseguir com o procedimento.

Seguro-desemprego
Acesse o site: www.gov.br/trabalho.
Após realizar o passo a passo da Carteira Digital, o 8º passo será a solicitação de Seguro-Desemprego:

1º passo: Informe o número do requerimento;
2º passo: Verificar se todos os dados exibidos na tela estão corretos;
3º passo: Clique em “concordo com as regras para a solicitação/recebimento do benefício”.

IMMU

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), disponibiliza atendimento para operação e fiscalização de trânsito e transporte, recursos de multas de trânsito, emissão de credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência, apresentação de condutor e solicitações para vias.

O atendimento presencial precisa de agendamento prévio feito pelo site:  https://immu.manaus.am.gov.br/index.php?r=agendamento%2Fcreate
Os serviços também podem ser solicitados via internet, por meio do site: www.servicosimmu.manaus.am.gov.br.

Sinetram

O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas – Sinetram foi criado em 1979, com o objetivo de representar o consórcio de empresas responsáveis pelo transporte coletivo em Manaus. Os serviços oferecidos para a população são: Emissão da 1ª e 2ª via do cartão cidadão, passa fácil e de estudante, bloqueio e desbloqueio de cartões de transporte público e recarga de créditos. O atendimento pelo telefone (92) 2123-0700, funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h. E o atendimento presencial acontece somente agendamento prévio por meio do site: www.sinetram.com.br/p/meu-cartao

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