Setembro Amarelo: Palestra leva mensagem de valorização da vida em Ji-Paraná
Por Redação|
Fotos: Allifer Ferreira e Talita Luana|
Com o slogan “Se precisar, peça ajuda!”, os servidores da Semusa oferecem orientação e apoio tanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) quanto nas instituições de ensino fundamental e médio das escolas públicas da região. Os diversos setores da Semusa estão colaborando de forma sincronizada para encorajar as pessoas a buscar assistência e cuidar da saúde mental.
O cronograma de atividades do O Departamento de Atenção Básica (DAB) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) teve início na segunda-feira (18) na UBS Nova Londrina e UBS Jucelino Cardoso (18), às 8h, e continuará na UBS Km 05 (19), UBS Dom Bosco (20), UBS L1 Maringá (21), UBS São Francisco e UBS 2 de Abril (25), todos com início às 15h. As profissionais responsáveis pelas palestras são as psicólogas Carine Kremer e Camila Propícia.
De acordo com Girlene de Brito, coordenadora de Programas Estratégicos da DAB, as UBSs são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) para as pessoas que necessitam de assistência, e, por isso, essas unidades contam com equipes capacitadas para oferecer um acolhimento humanizado aos pacientes que estão passando por sofrimento psíquico. Ela enfatizou que todos são orientados e encaminhados aos centros especializados, caso seja necessário.
No âmbito do CAPS, as ações se concentram nas escolas e instituições voltadas para crianças e adolescentes. Na quinta-feira (14), os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Rio Urupá participaram de uma palestra realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A equipe do CAPS foi representada pelo médico psiquiatra Wendel Jânio e pela assistente social Letícia Freitas.
O cronograma da equipe do CAPS prossegue na quarta-feira (20) com atividades no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), às 7h30, e na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), às 10h30. Nos dias 24 e 27 de setembro, estão programadas palestras na Igreja Batista do BNH, às 18h30, e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Beatriz Ferreira da Silva, às 8h, respectivamente.
A Semusa, juntamente com o DAB e o CAPS, está empenhada em trazer conscientização e apoio à comunidade de Ji-Paraná neste importante mês de Setembro Amarelo. A mensagem é clara: é fundamental pedir ajuda e valorizar a vida, e juntos podemos superar desafios e fortalecer nossa saúde mental.
Para obter mais informações sobre as atividades do Setembro Amarelo em Ji-Paraná, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde.