Startup presente em Ji-Paraná é a única semifinalista brasileira em premiação internacional
Por Juliana Oliveira*
Foto: Arquivo pessoal
A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO-ONU) divulgou a lista de semifinalistas selecionados na World Food Forum Startup Innovation Awards 2024, uma premiação global que reconhece startups de impacto ao redor do mundo. O Brasil se faz presente na lista por meio da seleção da Nutricandies, na categoria “Bom Alimento para Todos, para Hoje e para Amanhã”.
O evento será realizado de 14 a 18 de outubro na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em Roma, Itália, e online.
Originária de Goiás, mas com uma equipe distribuída por todo o país, a Nutricandies tem como objetivo transformar subprodutos em superalimentos nutritivos, utilizando o modelo de economia regenerativa no sistema agroalimentar, com especial foco na cadeia do cacau.
A WFF Startup Innovation Awards é uma competição global de startups criada para apoiar e destacar empreendedores que estão explorando o poder da tecnologia para impulsionar a transformação sustentável dos sistemas agroalimentares em apoio ao fim da fome global e ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Sendo categorizada como startup de base científica, a Nutricandies busca transformar a forma como se consome chocolate, atuando diretamente com produtores de cacau para a coleta e manuseio de um líquido previamente descartado: o mel de cacau.
Este líquido, obtido naturalmente durante o processo de secagem das amêndoas utilizadas na fabricação do chocolate, quando não congelado é descartado devido à sua característica instável, que provoca a fermentação natural. Ao se deparar com este cenário, o Engenheiro Químico e Mestre em Engenharia de Alimentos, Gustavo Rocha, estudou mecanismos de proteção e estabilização deste líquido, cientificamente comprovado como um ingrediente rico em vitaminas e de baixo índice glicêmico.
A partir de então, Gustavo realizou testes com o mel de cacau como substituto do açúcar convencional na fabricação de chocolates e cremes adoçantes, obtendo produtos muito mais nutritivos e saudáveis quando comparados aos demais disponíveis no mercado. Um destes produtos é o primeiro chocolate zero gordura do mundo, rico em fibras, vitamina B, fósforo e potássio, que estará disponível para venda ainda este ano.
Nutricandies presente em Ji-Paraná
Mesmo com sua base laboratorial e de produção em Goiás, a Nutricandies possui uma rede de colaboradores, parceiros e representantes em todo o Brasil. No norte do país, a iniciativa já está atuando com parcerias no estado do Amazonas e no Pará, seguindo agenda e garantindo que a região tenha a mesma potencialização e oportunidades que a empresa tem para oferecer. Recentemente, a startup expandiu sua presença para o município de Ji-Paraná, no Amazonas, fortalecendo ainda mais sua atuação na região e promovendo a saúde através de seus produtos inovadores.
“Tive a oportunidade de estar pessoalmente em Ji-Paraná e em Manaus, apresentando nosso projeto e preparando caminho para grandes coisas que queremos oferecer para o Norte do País”, disse Gustavo, CEO da startup.
A Nutricandies vem contabilizando prêmios e reconhecimentos em âmbito nacional e internacional. No ano de 2022, a startup foi premiada em Nova Iorque pela organização Thought For Food, líder em tecnologia e sustentabilidade, na categoria “Economia Circular”.
No mesmo ano, foi consagrada como case de sucesso em um artigo publicado pela FAO. Já em 2023, a Nutricandies foi convidada a compor o time de empresas palestrantes na Food Ingredients South America (FISA), a ingressar o desafio de redesenhar a alimentação mundial com a Fundação Ellen MacArthur, além de ter recebido um grant do governo do Reino Unido em parceria com esta instituição.
Quando questionado sobre a indicação da Nutricandies na premiação, Gustavo relatou: “Ser o único representante do Brasil neste ranking mundial da FAO traz uma sensação de que estamos trilhando o caminho certo. É uma imensa alegria e responsabilidade representar a diversidade do nosso país, demonstrando a capacidade do Brasil de alimentar as pessoas de maneira sustentável, protegendo a biodiversidade e oferecendo alimentos saborosos e nutritivos. Somente a união de diferentes saberes permite refletir, com mais representatividade, a pluralidade brasileira.”
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Ji-Paraná