Tokihiro Tomoda: uma história de cuidado e vigilância em Iranduba
Por Murilo Andrade*|
Fotos: Arquivo Pessoal|
O enfermeiro Tokihiro Tomoda Filho, um profissional de 42 anos, nascido em Manaus. Sua história profissional na área da saúde é marcada por um desvio de caminho que revelou uma paixão genuína pela enfermagem.
Inicialmente almejando tornar-se médico, Tokihiro viu-se redirecionado para a enfermagem após algumas tentativas frustradas de ingresso na faculdade de medicina. Contudo, longe de lamentações, abraçou sua nova trajetória, encontrando na enfermagem não apenas uma profissão, mas uma vocação. Ele destaca o vínculo caloroso que estabelece com seus pacientes por meio dessa escolha.
Atualmente, Tokihiro desempenha um papel crucial como coordenador de vigilância em saúde de Iranduba. Ao explicar a importância de sua função, ele destaca a missão aparentemente simples, mas vital, da vigilância em saúde: vigiar. Este setor monitora as principais doenças que afetam a região, no caso, Iranduba. A partir dessas observações, em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), são delineadas medidas de prevenção e controle.
Indagado sobre sua atuação na cooperação do programa IST/AIDS, Tokihiro compartilha: “A Coordenação Municipal de IST/AIDS está integrada à vigilância em saúde, atuando como um departamento dedicado às infecções sexualmente transmissíveis (IST). Oferecemos acolhimento, tratamento e, em, em casos específicos, encaminhamos para a Fundação de Medicina Tropical (FMT).”
Enfrentando desafios diários, Tokihiro destaca como carências em apoio logístico, sistemas informatizados eficientes e melhorias na infraestrutura local como os principais obstáculos de seu desenvolvimento.
O enfermeiro contribui significativamente para a prevenção e controle de doenças, intensificando os testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C. Essa abordagem possibilita diagnósticos precoces, complementados pelo trabalho conjunto com as Equipes de APS, que atuam nas áreas urbanas, rurais e ribeirinha do município.
Ao concluir nossa conversa, Tokihiro ressalta suas principais responsabilidades e atividades no ambiente de trabalho: “Monitorar o índice de IST e trabalhar na prevenção, promovendo planos de ação de controle e educação continuada.”
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Iranduba