Turma de Pedagogia Realiza Exposição Educacional na Praça de Autazes
Por Erick Sebastião*|
Fotos: Erick Sebastião|
No cenário do desenvolvimento social, a educação desempenha um papel de extrema importância, abrindo portas para o crescimento individual e coletivo. Nesse contexto, os educadores se destacam como agentes fundamentais, transmitindo conhecimento e impactando positivamente as trajetórias das pessoas. Na última terça-feira, na cidade de Autazes, Amazonas, uma turma do curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) realizou uma enriquecedora exposição educacional na praça central.
O objetivo central da exposição foi proporcionar conhecimento à comunidade local. Os futuros educadores organizaram a mostra divididos em cinco grupos, cada um abordando aspectos relevantes da realidade autazense, desde a cultura até peculiaridades culinárias regionais, orientações de trânsito, direitos da infância e particularidades dos alimentos derivados da mandioca e do leite.
A inspiração para esse trabalho inovador surgiu de uma tarefa proposta pelo Professor de Língua Portuguesa, Raimundo Sidnei. Ele dividiu a turma em grupos, atribuindo a cada um temas distintos para explorar. Essa abordagem não apenas fomentou a pesquisa e aprendizado por parte dos estudantes, mas também proporcionou uma rica oportunidade de aprendizado para a população que visitou a exposição na praça. Além disso, futuros alunos da instituição podem aprender com professores e pedagogos experientes em diversas áreas.
A exposição, que teve início às 17h, foi marcada pela criatividade e engajamento dos estudantes. Eles utilizaram cartazes, placas, imagens, objetos, amostras de alimentos e até figurinos para ilustrar seus respectivos temas. Um dos grupos, por exemplo, apresentou uma representação do “Garrote Garantidinho”, figura culturalmente significativa na região.
Ana Cláudia Maia, uma das estudantes que participou da exposição e líder do grupo responsável por abordar a “Educação no Trânsito”, compartilhou sua visão sobre a experiência: “Essa foi uma aula incrivelmente valiosa, proporcionando um amplo conhecimento sobre diversos assuntos. Nosso grupo focou na ‘Educação no Trânsito’, e através dessa pesquisa, recebemos informações preciosas diretamente do DEMUTRAM (Departamento Municipal de Trânsito). Isso nos permitiu conscientizar-nos e adquirir dicas úteis para nossa vida pessoal, além de nos capacitar a levar esses ensinamentos para a sala de aula, especialmente considerando que muitas crianças em nossa cidade não têm acesso a esse tipo de informação.”
A turma de Pedagogia do PARFOR, composta por cerca de 41 estudantes, segue com seus estudos, encaminhando-se para a etapa final do curso, a qual será concluída ainda este ano. Com essa exposição, eles não apenas demonstraram empenho e comprometimento, mas também reforçaram a importância da educação como um pilar essencial para o progresso local e social.
*Projeto Jovens Comunicadores