Vânia Reis: a trajetória de uma profissional determinada na área da agropecuária em Manaquiri
Por Tayla Silva*|
Fotos: Arquivo Pessoal
A técnica florestal e de agropecuária Vânia Reis, de 51 anos, é natural de Manaquiri e tem uma trajetória marcada por mudanças entre a capital e o interior para buscar seus objetivos educacionais e profissionais. Atualmente, ela é gerente de agropecuária Feira Manaquirense de Produtos Regionais (Famepre).
Aos 5 anos, Vânia se mudou para Manaus com sua família, onde passou grande parte de sua juventude. No entanto, aos 12 anos, retornou a Manaquiri após seu pai sofrer um acidente. Lá, ele foi nomeado secretário de infraestrutura do município, posição que ocupou durante boa parte dos anos em que Vânia ainda estava na escola.
Aos 23 anos, Vânia voltou para Manaus em busca de melhores oportunidades educacionais, mas não conseguiu encontrar a formação que desejava na capital.
Em 2005, mais uma vez, Vânia retornou a Manaquiri e começou a trabalhar na prefeitura, ocupando um cargo comissionado. Foi lotada na Secretaria Municipal de Produção Rural e Abastecimento, onde atua até hoje, como gerente de agropecuária, na Famepre.
Vânia destaca que, enquanto muitos jovens precisavam deixar Manaquiri para se formar, ela fez o caminho inverso, retornando ao município para cursar as formações que desejava. Ela é formada como técnica florestal, técnica em agropecuária e licenciada em Ciências Agrárias.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Manaquiri