Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

3ª edição do Festival Literário do Centro inicia nesta sexta-feira (25/04) com convidados nacionais e locais

Da Redação* | Fotos: Divulgação |

A partir desta sexta-feira (25/04), Manaus se torna a capital da literatura no Brasil. O Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI) promove a terceira edição do Festival Literário do Centro, o Flic, que segue até segunda-feira (28/04), com uma programação gratuita e que reúne escritores nacionais e locais.

Este ano, as atividades irão ocorrer no Icbeu Manaus, no próprio Casarão e também na Rua Barroso. Entre os convidados estão o médico e escritor Dráuzio Varella, e os escritores Jefferson Tenório, vencedor do Prêmio Jabuti, e Socorro Acioli, vencedora do Prêmio Jabuti Infantil.

De acordo com João Fernandes, organizador e idealizador do Flic, toda a programação foi criada pautada no tema ‘Memória e Retomada’.

“Buscamos, a partir de uma curadoria, nomes que tivessem a ver com a temática de 2025, e que também despertassem o interesse do público que gosta de ler. Estamos felizes com a repercussão e ansiosos para esses quatro dias que, certamente, irão transformar mais uma vez não apenas a rua, mas o Centro de Manaus num rio de inspiração”, comenta ele.

Na sexta-feira, às 19h, a programação ocorrerá na Biblioteca do Icbeu, localizada na Avenida Joaquim Nabuco, 1.286, Centro. Na oportunidade, será realizado o bate-papo ‘A Insurgência da Literatura – Pensamento Para Um Festival’, com as participações da escritora Myriam Scotti, de João Fernandes e do Sarau das Enluaradas. Vale ressaltar que a programação no Icbeu, os ingressos estarão disponíveis no site ou aplicativo do Sympla (synpla.com.br), a partir da manhã de sexta.

Programação

No sábado (26/04), às 17h30, haverá a abertura oficial do Flic, na Rua Barroso, com o Espaço de Conversa – Memória e Retomada, tendo como convidados Matheus Leitão e Ytanajé Cardoso, sendo Adriana Aguiar a mediadora. Às 19h, será a vez do Espaço de Conversa – Escritas Femininas em Tempo de Retomada, com Bianca Santana e Geni Núñez, e mediação de Myriam Scotti. Nos intervalos, haverá a intervenção artística da Art School – Icbeu com Giovanny Conte (violino), Anadria Rassyne (dança) e Thiago Souza (violão).

Em paralelo, ainda no sábado e na Sala Multiuso do Casarão de Ideias, a programação contará com as ações formativas. A primeira será de 10h às 12h com Rita Clark à frente da Oficina de Poesia – A Jornada Poética Amazônida. Já de 15h às 16h ocorrerá a Roda de Conversa: Descortinando a Escrita LGBTQIAPN+ com o Coletivo Panapana. Nos dois casos, as entradas serão distribuídas uma hora antes de cada ação.

No domingo (27/04), a programação às 15h, na Sala Multiuso do Casarão, com a Roda de Conversa: Os Eventos Literários e O Retorno do Mercado Para Autores, com a presença de Max Santos – coordenador de Eventos da Companhia das Letras. A partir das 17h30, na Rua Barroso, haverá o Espaço de Conversa – Palavra de Mulher Tem Força, com Socorro Acioli e Sandra Godinho, e mediação de Elaine Andreatta.

Às 19h, sobem ao palco da Rua Barroso, Jeferson Tenório e Patrícia Melo para o Espaço de Conversa – Escrita Negra Como Enfrentamento e Transgressão, com mediação de Luciana Santos. Nos intervalos, também haverá a intervenção artística da Art School – Icbeu.

E encerrando a programação do Flic 2025, na segunda-feira (28/04), às 19h, no Teatro Icbeu, o médico e escritor Dráuzio Varella lançará o livro ‘O Sentido das Águas: Histórias do Rio Negro’, obra que é o resultado de mais de 30 anos de viagens dele pela região.

O Flic é um projeto Incentivado pela Lei Rouanet e com patrocínio do Banco Itaú, Eneva, Cigás e Bemol é uma realização do Ministério da Cultura e Casarão de Ideias, por meio do Governo Federal – União e Reconstrução.

*Com informações da assessoria

#literatura #flic #festivalliterario #centro #centrodemanaus #manaus #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Literatura