Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Alyce Benevides Lima: a trajetória de uma jovem escritora itacoatiarense

Por Jasmin Viana Alves*
Foto: Arquivo Pessoal

Alyce Benevides Lima é uma jovem escritora de Itacoatiara que já conseguiu publicar seu primeiro livro de poesias neste ano, ‘As Flores que Você Não Regou’.  Estudante do 3º ano do ensino médio na escola Vital de Mendonça, Alyce, que tem 17 anos, compartilha que sua paixão pela leitura e escrita vem desde a infância, mas foi aos 15 anos que sua dedicação foi intensificada, principalmente por meio da escrita de cartas.

“Escrever cartas sempre foi a minha maneira favorita de expressar sentimentos e desabafar. Era como eu me comunicava com minha mãe”, revelou Alyce.

Aos 16 anos, seu interesse pela escrita se expandiu para a criação de histórias, o que culminou no início da elaboração de seu livro em janeiro de 2023. Alyce confessa que a escrita se tornou um refúgio e proporcionou uma forma de escapar das dificuldades da expressão verbal.

Durante todo o processo de concepção e publicação de ‘As Flores que Você Não Regou’, Alyce contou com o apoio crucial de sua mãe, Alcione Benevides, que a incentivou a explorar seu talento na escrita. Sua irmã Lohanna Larissa Benevides, seu irmão José Neto e sua melhor amiga Gabrielle Cruz desempenharam papéis significativos na edição e aprimoramento da história do livro.

A mãe da jovem escritora conta que pensava que o interesse da filha era desenhar, mas aos poucos, foi vendo o interesse pela literatura crescer cada vez mais.

“Ela pedia para comprar livros, pedia livros pela internet, e foi aumentando o interesse. Com o tempo, ela já veio falar que estava escrevendo um livro, e foi um pouco uma surpresa porque o interesse dela era desenho. Quando ela disse que ia lançar um livro fiquei impactada e a gente aqui em casa acompanhou a alegria e felicidade dela. Temos que sempre apoiar os nossos filhos, são os primeiros passos e dedicações, a gente tem que estar ao lado do filho”, comentou.

A jornada de Alyce foi marcada por desafios superados com determinação, resultando em uma profunda satisfação e gratidão pela realização de seu trabalho árduo e pela conquista alcançada. Alyce é um exemplo inspirador de perseverança e talento em sua jornada como escritora.

O lançamento oficial ocorreu no site Uiclap, em 21 de abril deste ano, onde a obra está disponível.

Sinopse

O texto aborda as quatro fases inevitáveis que uma pessoa pode enfrentar ao passar por uma dor profunda e viver em sociedade. O eu lírico guia o leitor por um processo complexo de luto e sobrevivência, destacando que o resultado final surpreendente.

Através das fases da enganação, negação, aceitação e libertação, o eu lírico amadurece ao longo do livro, compartilhando ensinamentos e mostrando que é possível superar as dificuldades. Com uma mensagem de esperança e apoio.

*Do Projeto Jovens Comunicadores de Itacoatiara

#literatura #escritora #itacoatiara #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Literatura