CCBB Rio inaugura exposição sobre pintor Marc Chagall
Por: Agência Brasil|
Foto: Divulgação/Agência Brasil|
O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) abre hoje (16) a exposição Marc Chagall: sonho de amor. São 186 obras desse artista que marcou o século 20 pelo uso revolucionário das formas e das cores, pela criação de um universo lírico, poético e fantástico em suas pinturas e textos.
“Só o amor me interessa, e eu estou apenas em contato com coisas que giram em torno do amor”. Essa frase célebre de Chagall, de certa forma, orienta a exposição. Segundo os organizadores, o artista enfatizava repetidamente que sua vida e arte eram as formas de expressar amor.
De acordo com a curadora da exposição, Lola Durán Úcar, foram selecionadas obras que mostram diferentes técnicas e suportes que Chagall utilizou com grande virtuosismo: óleos, têmperas e guaches, litografias e água-forte branca e preta, coloridas à mão.
“Chagall teve vida muito difícil, tendo passado por duas guerras mundiais, uma revolução e dois exílios, mas transmite em suas obras mensagem de esperança e otimismo. Talvez por isso seus quadros dialogam com esse momento atual tão difícil de pandemia e de guerra. A arte e a obra de Chagall podem ser paliativo diante de tanto sofrimento”, disse a curadora.