Memorial Marechal Rondon é ponto turístico em Ji-Paraná
Por Izabelly Keytiane* |
Fotos: Izabelly Keytiane |
Localizado às margens do rio Machado, início da atual rua Dom Augusto, o Memorial Marechal Rondon é segundo estudos aprofundados, o primeiro lugar que Marechal Rondon pisou em Ji-Paraná. O monumento tem o formato de pirâmide e foi erguido em alvenaria com revestimento em grânito.
Cândido Mariano da Silva Rondon foi encarregado de estender a linha telegráfica de Mato Grosso para a Amazônia. No curso da construção da linha, Rondon descobriu as ruínas do Real Forte Príncipe da Beira, a maior relíquia histórica de Rondônia. Ao mesmo tempo, estava sendo construída a Ferrovia Madeira-Mamoré, que, juntamente com a exploração e integração telegráfica de Rondon, ajudou a ocupar a região do atual estado no Rondônia.
Por conta disso, Marechal Rondon é muito prestigiado e homenageado no estado de Rondônia tendo escolas, museu e monumento em sua memória.
Para a jiparanaense Elizângela Batista, monumentos que contam a história da cidade, são fundamentais para a preservação da memória. “Esse monumento é muito importante para nós do estados de Rondônia e principalmente Jiparanaenses estudamos sobre o Marechal Rondon nas escolas e saber que aqui foi o primeiro lugar que ele pisou tem uma grande importância para nós”, ressaltou.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Ji-Paraná.