Conheça o Bloco carnavalesco Vida Nova, com mais de 10 anos de história em Autazes
Por Anthony Lopes* |
Fotos: Arquico do Blovo Vida Nova |
O Bloco carnavalesco Vida Nova nasceu no ano de 2013, porém, nem sempre teve esse nome. Segundo Leopoldo Rebelo, fundador e atual presidente do Bloco, naquela época ele coordenava um grupo da terceira idade (voltado para o bem estar dos senhores e senhoras de Auatzes), onde faziam atividades físicas gerontológicas e outros tipos de atividades.
Foi então que no carnaval de 2013, eles tiveram a ideia de montar um pequeno bloco para brincarem no Carnaval, dando origem ao Bloco da Melhor Idade Vida Nova e Amigos, um bloco aberto para os idosos, parentes e amigos.
O Bloco de rua adotou esse nome até 2019, ano em que foi criada a Associação dos Blocos Carnavalescos de Autazes. A partir daí, o Bloco começou a ser chamado de: Bloco Carnavalesco Vida Nova, vindo para competir com os demais Blocos da cidade.
O coordenador ressalta que, mesmo quando ainda eram um Bloco de rua, sempre ficavam entre os dez primeiros colocados. “Sempre fomos um bloco organizado”, ressaltou.
Então, a partir de 2019 a coisa mudou, e tiveram sua primeira grande apresentação no ano de 2020, com o tema: Voltando a ser criança, que teve como comissão de frente, a Xuxa e as Paquitas, Chaves, dentre outros personagens icônicos do universo infantil.
Já em 2023, os coordenadores do Bloco Vida Nova fizeram uma singela homenagem ao avô de seu Leopoldo (presidente do bloco), apresentando o tema; Miguel Cardoso no Cassino do Chacrinha, o Domiguel Dominó.
E neste ano de 2024, eles vem com um tema mais colorido, apresentando um enredo inspirado em carrtons e animes.
Os ensaios do bloco ocorrem na rua Coronel Soares, atrás da escola estadual Pedro Santarem Penalber.
O Bloco se apresentará na terça-feira dia 13 de carnaval, com carros alegóricos e várias fantasias que farão os foliões embarcarem no mundo dos desenhos animados.
*Do projeto Jovens Comunicadores de Autazes