Apaixonado pelo mundo artístico, Joaquim Emanuel sonha em gravar uma música autoral em Cruzeiro do Sul
Por Eduarda Almeida*
Fotos: Arquivo pessoal
Desde a infância, Joaquim Emanuel da Costa Lima, aos 17 anos, nutre uma paixão pela música. Mas foi apenas aos 16 anos, que ele deu os primeiros passos rumo ao mundo profissional da música, impulsionado pelo apoio do professor de música, Emerson Gaspar.
As influências musicais de Joaquim estão enraizadas em sua religião, o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. No local, os cantores e compositores como Flávia Wenceslau, Rogério Craveiro, Elis Craveiro e Laura Cândida moldaram sua perspectiva musical e serviram como fonte constante de inspiração.
Um dos momentos mais marcantes de sua jornada foi sua primeira apresentação com o grupo vocal e instrumental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – Campus Cruzeiro do Sul, durante a abertura das luzes natalinas da cidade. Essa experiência foi um marco significativo, reforçando sua determinação e paixão pela música.
O estilo musical de Joaquim é uma expressão de mensagens positivas, transmitindo paz e alegria. Suas músicas são um reflexo de sua visão de mundo e de seu desejo de impactar positivamente a vida das pessoas por meio da arte.
Olhando para o futuro, Joaquim tem um projeto claro em mente: gravar uma música autoral. Este é o próximo passo em sua jornada musical, uma oportunidade de compartilhar sua voz e suas ideias com o mundo. “Acreditar em si mesmo, ter garra e não se abalar com as críticas são ingredientes essenciais para alcançar o sucesso na música e em qualquer área da vida”, pontuou ele.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Cruzeiro do Sul