Ernande Galvão: professor, produtor cultural e líder comunitário em Autazes
Por Erick Sebastião* |
Fotos: Erick Sebastião
Ernande Pereira Galvão, natural de Autazes, Amazonas, nasceu em 1962 e ao longo de seus 61 anos de vida construiu uma carreira sólida atrelada ao desenvolvimento social e cultural do município.
Desde sua infância na comunidade de Lago do Miguel até os dias atuais, Ernande se destacou não apenas como professor, mas também como gestor escolar, presidente de associação comunitária e líder religioso.
Sua paixão pela educação e cultura o levou a criar diversos projetos que impactaram a sociedade autazense.
Início da Jornada
Por volta de 1980, com 18 anos, ainda em sua comunidade de origem, ele se tornou professor. Com sua criatividade e liderança, criou e abordou vários projetos e ações educacionais, como o Desfile Cívico.
“Naquela época, nenhuma escola em Autazes realizava esse desfile por não terem condições, porém, eu sempre tinha muita vontade, então, com a minha criatividade, montei uma equipe completa com meus alunos, tendo até mesmo uma banda”, contou Ernande.
Sem um equipamento profissional, Ernande relembra que usou instrumentos improvisados durante o desfile, sendo o seu primeiro tambor, um balde tampado com couro de Tambaqui, produzido por seu pai.
Após o sucesso do desfile, a iniciativa do jovem professor foi bastante elogiada. Durante esse período em que passou na Vila Miguel, Ernande ajudou constantemente a todos, sendo ainda líder da Comunidade Católica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
No ano de 2010, Ernande Galvão se mudou da vila para a cidade de Autazes, onde, com seu amor e empenho, ocupou ainda diversos outros cargos, como diretor escolar, parodista, produtor musical e cultural.
“Autazes Kids”
Dentre todas as diversas atividades que exerceu na cidade durante os anos, ele afirma ter adquirido um carinho especial pela música, criando diversas obras em formatos de paródias, retratando a história, cultura e tradição Autazense.
Ernande foi ainda o criador de um dos maiores eventos musicais do município, o “Autazes Kids”, projeto totalmente gratuito e livre criado com o propósito de incentivar crianças e jovens na carreira musical.
“O projeto Autazes Kids foi criado em 2014 e sempre foi realizado todos os anos, tanto na cidade quanto em vilas e comunidades do interior. Meu objetivo máximo sempre foi acolher e incentivar a nossa juventude, levando oportunidades às crianças e jovens, a fim de serem reconhecidos por seus talentos”, explicou.
Legado
Sobre sua jornada, Ernande afirmou ter um sentimento de realização ao olhar para trás e perceber o impacto positivo que teve na comunidade.
“Advogados, biólogos, psicólogos, professores… Foram muitas vidas que tive o prazer de mudar e contribuir positivamente. Me sinto orgulhoso do meu trabalho, pois minha maior contribuição sempre foi para Autazes”, concluiu Ernande.
Para o futuro, Galvão tem planos de realizar mais uma edição do “Autazes Kids” e trazer, por mais um ano, a presença de um dos eventos musicais mais queridos do município.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Autazes