Saiba como conservar os alimentos de forma segura
Por: Louise Silva/Equipe No Ar|
Foto: Divulgação|
O Ministério da Saúde indica que mais de 45% das doenças transmitidas por alimento ocorrem nas residências, pela forma que as pessoas manuseiam os alimentos. Para evitar doenças responsáveis por cerca de 670 surtos com 13 mil doentes todo ano, a população precisa estar atenta aos cuidados de higiene e a temperatura de armazenagem dos alimentos.
Para uma boa higienização é preciso lavar as mãos antes de iniciar a preparação dos alimentos, também lavar os equipamentos, superfícies e utensílios, como facas e tábuas de corte. O local onde o alimento será preparado tem que estar protegido de insetos, pragas e outros animais.
Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), deve-se verificar a temperatura do local onde os alimentos serão armazenados, pois as condições do alimento são ideais para os micróbios, uma única bactéria pode se multiplicar em 130.000 em apenas 6 horas. Então, para manter a segurança, os alimentos perecíveis devem ser refrigerados, preferencialmente abaixo de 5° C, até o momento de serem servidos e o descongelamento de alimentos nunca deve ser feito à temperatura ambiente.
A organização dos alimentos na cozinha ajuda na conservação por mais tempo, evitando o descarte prematuro, a seguir algumas dicas para a não deterioração de alimentos:
- Temperos frescos: colocar em um copo com água fresca e trocá-la a cada dois dias, farão que os temperos durem semanas.
- Verduras: devem ser higienizadas e guardadas na parte inferior da geladeira.
- Tomate: armazenar em temperatura ambiente quando verdes (não colocar em sacos) e ir para a geladeira após maduros.
- Batata: guardá-las em um saco de papel em local fresco.
- Cebola: manter em lugar seco e fresco, fora da geladeira.
- Alho: colocar em temperatura ambiente, com ventilação ao redor.
- Ovos: devem ser armazenados nas prateleiras superiores da geladeira e jamais na porta (a variação de temperatura e o abrir e fechar da porta pode causar fissuras na casca).
- Carne: separá-los em porções e congelar.
- Enlatados: após aberto, guardar em um recipiente com tampa bem fechada, lembrando que o líquido possui sal e conservantes e não deve ser descartado.
Abaixo uma imagem demonstrando os procedimentos recomendados para guardar alimentos na geladeira: