Workshop debate conexão entre conhecimento científico e tradicional em Presidente Figueiredo
Por Redação|
Fotos: Divulgação|
A conexão entre conhecimento científico e tradicional será o tema central do 2º Workshop (Com) Ciência Cidadã no Amazonas, que ocorrerá de 12 a 14 de junho no Núcleo de Ensino Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em Presidente Figueiredo.
O evento, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), visa promover a articulação entre a universidade e a sociedade para uma construção colaborativa sobre os valores culturais, geológicos, biológicos e históricos do município.
Voltado para pesquisadores, gestores de instituições de ensino e pesquisa, alunos, professores, sociedade civil, instituições de base local e comunitária, e organizações governamentais e não governamentais, o workshop ainda está com inscrições abertas até o dia 12 de junho no site Even3.
A programação inclui apresentação de trabalhos de pesquisa e estudos de caso, oficinas educacionais, e apresentação de projetos em forma de resumos, culminando na ação “Café com Atores” para consolidar as atividades.
Coordenado pela pesquisadora Solange dos Santos da Costa, do Departamento de Geociências da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a iniciativa busca fortalecer laços, construir pontes e compartilhar experiências entre a universidade e a comunidade local, focando em geociências, biodiversidade, história, cultura e educação.
“Este evento visa fortalecer a conexão entre a universidade e a sociedade por meio de palestras, oficinas educacionais e diálogos participativos, abordando temas como geoturismo, geodiversidade e sustentabilidade”, afirma Solange.
Incentivo à Realização de Eventos Científicos
O workshop recebe fomento da Fapeam através do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev). O Parev apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais no estado, relacionados à ciência, tecnologia e inovação, e visa divulgar resultados de pesquisas científicas e promover o intercâmbio científico e tecnológico.
“O financiamento da Fapeam foi crucial para a promoção das geociências e da geoconservação. O evento surgiu como uma estratégia de popularizar as ciências geocientíficas e fomentar práticas de conservação, integrando saberes científicos e tradicionais no Amazonas”, destacou Solange.
Parcerias e Colaborações
Além do apoio da Fapeam, o evento conta com a participação da UEA, Ufam, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Prefeitura de Presidente Figueiredo.
A programação completa do 2º Workshop (Com) Ciência Cidadã no Amazonas está disponível no site Even3.