Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Conheça a história de João Cascaes, empreendedor e criador da primeira lanchonete de Manaquiri

Por: Maria Lucila* |
Fotos: Vanda Cascaes |

Aos 82 anos, João Rodrigues Cascaes, natural de Autazes, possui uma trajetória inspiradora, marcada por persistência e conquistas, sendo empreendedor e fundador da primeira lanchonete do município de Manaquiri.

A jornada empreendedora começou quando João Cascaes ainda era jovem, em 1982, na época em que Manaquiri ganhou o título de município.

“Na época, tive a oportunidade de trabalhar como vigia municipal por dez meses, sendo um dos primeiros vigias da cidade”.

Por conta de uma troca da administração municipal, João Cascaes foi indenizado e exonerado do cargo de vigia. “Com o dinheiro da indenização comprei uma geladeira e comecei a fazer din-din para vender”.

Assim, levando os seus geladinhos para vender nos campeonatos de futebol e eventos que aconteciam no interior e redondezas do município.

O sucesso foi tão grande que além do din-din, João Cascaes começou a vender cocada, bolos, sucos e salgados. Com o passar do tempo, João Cascaes começou a vender seus lanches caseiros em frente a escola Estadual Anselmo Jacob.
“Eu colocava uma mesa em frente a escola e levava todos os dias com um carrinho de mão os lanches para vender”, explica.

Com o pensamento inovador e motivado pela busca de melhorias, João Cascaes decidiu criar uma lanchonete para vender suas comidas caseiras e nomeou de “São João”.

Com a ajuda de sua esposa Loló Cascaes, o lanche foi ganhando fama e clientes fiéis com o passar do anos. “Eu trabalhei 18 anos no lanche, vendendo suco, pastel, caldo-de-cana e salgados. A gente acordava cedinho e começava a preparar as massas de macaxeira e trigo para produzir os salgados”, conta.

Lembrado por gerações

Atualmente, o Lanche São João está inativo. Porém, até hoje a lembrança e fama do estabelecimento ainda é muito comentada pelas primeiras gerações do município.

“Sou morador do município há 49 anos, na época era bem movimentado o lanche dele, as pessoas gostavam bastante da comida”, disse Francisco Vidinha, 73 anos.

As conquistas e perseverança de João Cascaes se tornaram parte da história manaquirense e inspirou diversas pessoas a abrirem o seu próprio negócio. Em especial, as suas filhas, que também seguiram os passos do pai e hoje são empreendedoras do ramo da culinária regional e caseira.

“Tenho como inspiração meu pai, em minha vida como empreendedora, ele trabalhou por muitos anos com vendas e meu trabalho hoje é o reflexo do trabalho dele. Com esse trabalho ele nos criou e nos ensinou a sermos o que somos hoje, também herdando dele os mesmos dons. Hoje ajudo no sustento da minha família, trabalhando com bolos confeitados, bolos caseiros e dindin gourmet. Sou muito grata à Deus e ao meu pai por isso”, declara Valdirene Cascaes, de 47 anos.

*Do Projeto Jovens Comunicadores de Manaquiri

#biografia #empreendedorismo #manaquirenses #amazonas #manaquiri

Oferecimento:
Últimas notícias em Biografia