Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Estudante de escola pública do Acre conquista bolsa integral para cursar medicina em universidade do Paraná

Por Redação |
Foto: José Caminha/Secom Acre |

A educação é a chave que abre portas para um futuro melhor, transformando vidas e realizando sonhos de famílias inteiras. O acesso ao conhecimento de forma irrestrita empodera e proporciona oportunidades. Essa é a história bem resumida de Geovana Ewelly Lira, de 17 anos.

Estudante de escola pública do Acre, a jovem comemora o terceiro lugar para uma bolsa integral no curso de medicina, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Geovana fez parte do ensino fundamental e todo o ensino médio no Colégio Militar Tiradentes, em Rio Branco. A instituição é gerida pela Polícia Militar (PMAC) e o quadro de professores e coordenação é da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE).

Ao decidir cursar medicina, conta que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado. Pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), chegou a conseguir uma bolsa para medicina em uma universidade particular do estado, porém, de apenas 50%. Depois, em outra edição, conseguiu o terceiro lugar na universidade paranaense.

Disciplina e foco

Com uma rotina de estudos extensa e tendo enfrentado o isolamento imposto pela pandemia do coronavírus, Geovana conta que ser estudante de escola militar fez toda a diferença.

“Sempre estudei em escola pública e na pandemia pedi para o meu pai pagar um cursinho online para mim, que era mais em conta. Então, passei a ter o hábito de estudar em casa mesmo, sozinha. A questão da disciplina e compromisso que são disseminados na escola foi o que me ajudou na organização dos meus estudos”, narra.

Sobre o sonho de cursar medicina, segundo ela, foi alimentado por bons exemplos e pessoas com histórias inspiradoras. “A minha área é essa: cuidar das pessoas”, avalia. Ao receber a notícia que poderia cursar medicina em uma das mais renomadas universidades do país com uma bolsa 100% integral, Geovana se emocionou.

“Chorei muito, muito mesmo, mas de alegria. Eu achava que não era capaz mas, quando me desafiei, pensava que não poderia não passar. Meus pais vibraram muito também e eu ainda estou em êxtase”, diz.

Mudança da família

Geovana não está sozinha em sua conquista. A família, que mora atualmente em Rio Branco, esteve ao lado dela durante a preparação e agora organiza mudança para Curitiba, capital paranaense, onde a filha vai estudar.

O pai da estudante, Glaucio Lira, articula para ser inserido no teletrabalho e poder ficar perto da filha. “É um sonho realizado da família inteira, então vamos dar esse suporte material e emocional para ela, acompanhar tudo de perto, para que possa iniciar essa nova etapa da vida”, afirma.

A família se organiza para se mudar em janeiro, já que as aulas começam em fevereiro. “Foi um sonho sonhado junto e realizado. Estamos felizes”, resume o pai.

*Com informações de assessoria de imprensa 

#educação #estudos #cruzeirodosul #acre

Oferecimento:
Últimas notícias em Educação