Emanuel Souza: uma vida dedicada à produção rural em Manaquiri
Texto e foto: Sérgio Rodrigues
Todos os dias, a partir das 7h da manhã, Emanuel Francisco Santos de Souza, de 55 anos, vende suas melancias nas ruas de Manaquiri, mais precisamente na Rua Pedro Pastor, próximo à prefeitura municipal.
Natural do município, Emanuel vem de uma família de agricultores que aprenderam a ganhar a vida com o cultivo de diversas frutas, plantas e legumes. A sua produção vem da comunidade do Barroso, próximo a Manaquiri.
“Todos meus familiares foram agricultores. Me considero um produtor rural, pois sei trabalhar com tudo, planto e vendo minha produção”, ressalta.
Emanuel transporta as melancias da comunidade até o município, no entanto, ele destaca que, em tempos de seca, escoar a produção se torna um desafio devido ao nível das águas.
“É preciso vir de rabetinha e andar bastante. O verão intenso também prejudica o tamanho das melancias e impacta no preço, mas continuo me esforçando para vender. Na seca há produção, mas não tem como escoar”, ressalta.
A produção, segundo Emanuel, ainda é muito braçal nas comunidades próximas a Manaquiri, sem assistência de máquinas e na seca isso também é prejudicial. “Não é como em outros lugares onde as máquinas facilitam a produção”, aponta.
A venda em Manaquiri é razoável, segundo o produtor, que chega ficar o dia todo, se necessário, para vendê-las, antes de voltar para casa. “Daqui a volta é só ir pra casa e dormir”.
Viúvo e pai de cinco filhos, Emanuel afirma que com a produção conseguiu sustentar a família e que, mesmo enfrentando adversidades em alguns períodos, não tem queixas de Manaquiri. “É um município bom, não tenho que reclamar daqui. Já passei alguns dias fora daqui, mas minha terra é Manaquiri”.