
‘Lava Jato do Grau’: Francisco dos Santos transforma hobby em negócio próprio, em Manaquiri
Por: Maria Lucila*|
Fotos: Arquivo Pessoal |
Aos 25 anos, Francisco de Assis Fernandes dos Santos transforma sua paixão por veículos e a habilidade em deixá-los impecáveis em um novo empreendimento: o “Lava Jato do Grau”.
Com inauguração prevista para o final de abril na Rua Abílio Cintra, no centro de Manaquiri, o negócio surgiu do objetivo de Francisco de ter seu próprio negócio e oferecer um serviço diferenciado no cuidado automotivo.
Antes de idealizar o lava jato, sua dedicação em manter sua própria moto sempre limpa e bem cuidada já lhe rendia elogios e despertava a curiosidade de amigos e conhecidos, que frequentemente perguntavam onde ele realizava a lavagem.
“Eu sempre gostei de lavar bem minha moto. Umas pessoas elogiavam e perguntavam onde você lavou sua moto, eu falava que era eu mesmo que lavava”, relembra.
Os primeiros passos para concretizar o “Lava Jato do Grau” envolveram a experiência prévia lavando motos a domicílio e, posteriormente, em frente ao lanche de uma amiga por cerca de um ano. A escolha do local atual foi crucial e surgiu da sugestão de outro amigo, que possuía um espaço maior.
“Onde eu trabalhava o espaço era pequeno, então um amigo sugeriu um espaço maior que ele possuía que não estava usando, um local com um espaço maior que dava para trabalhar tranquilo”, detalha. O setor de lava jatos o atraiu justamente por essa habilidade já desenvolvida e pelo potencial de transformar um hobby em fonte de renda.
A principal motivação de Francisco para empreender é a busca pela independência e a realização de seus próprios sonhos e metas, sem depender de terceiros. Ao contrário do que muitos poderiam imaginar, a decisão de abrir o negócio veio sem receios.
“Zero insegurança, porque eu sempre confiei no trabalho que eu faço. Sempre fui elogiado por trabalhar bem nessa área”, afirma.
Serviços
A montagem da estrutura física está em andamento, com os desafios inerentes ao processo de construção. Inicialmente, o Lava Jato do Grau oferecerá serviços de lavagem detalhada e restauração de plástico para motos e carros. No futuro, ele planeja expandir os serviços, incluindo polimento automotivo e a revenda de produtos de lavagem.
Já o diferencial estará no cuidado minucioso com cada veículo e a utilização de produtos adequados e de excelente qualidade.
Para divulgar o novo negócio, o empreendedor aposta na qualidade do seu trabalho como principal cartão de visitas, além de estratégias de marketing digital. Sua visão para o futuro é ambiciosa.
“Eu vejo um lava-jato bem estruturado e modernizado para os clientes, com vários serviços de lavagem automotiva”. Embora a expansão com outras unidades não seja um foco imediato, é um plano a ser considerado no futuro.
O Lava Jato do Grau funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados e domingos, das 9h às 17h, pronto para receber os clientes e seus veículos com o “grau” de cuidado e atenção que Francisco sempre dedicou à sua paixão por motos.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Manaquiri
Oferecimento:

