Ponte que desabou na BR-319 já apresentava danos em sua estrutura dias antes do acidente
Por Redação |
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Em entrevista a um programa televisão local, o prefeito do município de Careiro Castanho, Nathan Macena, chamou de “tragédia anunciada” a queda da ponte sob o Rio Curuçá, localizada no quilômetro 12 da BR-319, que dá acesso ao município. Segundo ele, que esteve no local há dois dias, já havia sinais de deslizamento na cabeceira da ponte e, mesmo assim, os funcionários de uma das empresas responsáveis pela manutenção na BR-319, foram até o local e apenas “jogaram barro”.
De acordo com engenheiros da Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que foram até o local para fazer uma vistoria, um buraco em uma das extremidades da estrutura juntamente com peso de veículos pesados que trafegavam pela ponte, podem ter sido os principais fatores para a queda da ponte.
Funcionários da Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estiveram na ponte do Curaçá, no quilômetro 25, da rodovia federal BR-319 na última terça-feira (27) para verificar um buraco em uma das extremidades da estrutura, o que segundo engenheiros da autarquia ocasionou a tragédia no local, juntamente com peso de veículos pesados que se recusaram a sair dali.
“O buraco era em um dos encabeçamentos (extremidades) da ponte e uma equipe do Dnit viu que tinha um risco iminente e solicitou apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), porém, uma fila de carros ficou na estrutura da ponte que já estava comprometida, o que acarretou nessa tragédia”, disse um engenheiro especialista em artes, que pediu para não ter o nome divulgado.
Em um vídeo divulgado antes da tragédia é possível ver que vários caminhões e carretas estavam em cima da ponte.
“Foi um efeito dominó e colapsou. Todo mundo que estava na ponte foi para baixo”, afirmou o especialista.